Em sua 17ª edição, a iniciativa teve 11 apresentações de 4 peças, com temas de comédia, drama e também teatro infantil
O Circuito Cultural Unimed Vitória encerrou as exibições teatrais de 2025 após reunir um público de 7 mil espectadores em 11 apresentações de quatro peças, ao longo do ano. A iniciativa é considerada uma das mais tradicionais nos eventos culturais em atividade no Estado e traz espetáculos de alta qualidade acessíveis ao público capixaba. Em sua 17ª edição, o projeto se consolida como o mais longevo do setor teatral no Espírito Santo.
Nos últimos anos, o Circuito, realizado pela WB Produções, promoveu mais de 100 espetáculos, além de oficinas sociais e culturais com grandes artistas, impactando mais de 100 mil pessoas. Desta vez, de abril a setembro, passaram pelo Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, peças com temas diversos, provocando do riso a reflexões profundas. As apresentações tiveram lotação total e sessões extras.
“O Circuito Cultural Unimed Vitória tem o compromisso de democratizar o acesso à arte, aproximando diferentes gerações por meio da música e do teatro. Esse projeto é um reforço da missão da Unimed Vitória de promover o cuidado de forma ampla, que vai além da saúde, contribuindo para transformar vidas e ampliar o acesso à cultura”, diz a gerente geral do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello.
Entre as apresentações de 2025, esteve a comédia “Avesso do Avesso”, estrelada por Heloísa Périssé e Marcelo Serrado. A peça apresenta seis histórias de casais em situações irreverentes. Também subiram ao palco Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill para o premiado espetáculo “Três Mulheres Altas”, um clássico de Edward Albee que retrata a trajetória de três mulheres de diferentes gerações, abordando memórias, conflitos e emoções profundas.
Outra produção exibida no Circuito deste ano foi “A Lista”, em que Lilia Cabral contracena com sua filha, Giulia Bertolli. A peça, criada no início da pandemia e aclamada pelo público, conta a história de uma aposentada de Copacabana que tem sua rotina transformada pelo convívio com uma vizinha mais jovem.
O encerramento das atividades teatrais ficou por conta do musical infantil “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”, uma homenagem a um dos ícones da música brasileira. Inspirado na trajetória de Milton Nascimento, a obra aborda, de forma lúdica, temas como respeito às diferenças raciais e sociais, adoção, família e amizade. Com uma sessão especial para crianças de escolas públicas das prefeituras de Vitória, Serra e Cariacica, a peça teve ainda ingressos gratuitos e recolhimento de 2 kg de alimentos não perecíveis doados pelo público.
Foram recolhidos, ao longo do Circuito Cultural Unimed deste ano, 200 kg de itens variados para o Instituto Viva Vida, que promove projetos esportivos e culturais para crianças em vulnerabilidade social no Espírito Santo. Entre os alimentos arrecadados, feijão, arroz, farinha, macarrão, fubá e sal.
As apresentações teatrais de 2025 também tiveram doação de 1.171 ingressos para mais de 15 organizações, entre as quais a Associação Vitória Down, a Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo, o Grupo de Apoio Amor Exigente Jardim da Penha, o Centro de Treinamento Vila Velha, a Fundação Beneficente Praia do Canto, a Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo, o Instituto Mulheres em Ação pela Cidadania, o Instituto João XIII, a Instituição Ame Mais, a Associação Ateliê de Ideias, a Associação Crescer com Viver, a Associação Cultural Chegou o Que Faltava e o Instituto Capixaba Unibrasil.
O CEO da WB Produções, Wesley Telles, destaca a importância do projeto para a movimentação cultural do público capixaba.
“É incrível e notório o quanto o Circuito Cultural Unimed Vitória é extremamente necessário para as artes cênicas do Espírito Santo. Todos os espetáculos deste ano foram grandes produções, que estão circulando pelo Brasil. Ou seja, através do Circuito Cultural Unimed a gente faz com que Vitória e todo o Espírito Santo entrem no cenário nacional das artes cênicas, além de ter a geração de emprego e renda. Desta vez, atingimos 7 mil espectadores ávidos e apaixonados pelo teatro. E a gente teve espetáculo infantil gratuito, comédia, drama… Espetáculos com reflexões e com uma curadoria muito bonita, pois a preocupação da Unimed Vitória é atingir todo tipo de público, prezar pela diversidade e pela inclusão através desse projeto”, diz.
Circuito Cultural Unimed Vitória
O Circuito Cultural Unimed Vitória promove temporadas regulares com espetáculos culturais de diferentes linguagens artísticas, como música, dança e teatro, incentiva a cultura e contribui para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população capixaba, formando novas gerações de plateias para as artes. Os espetáculos contam com intérpretes de libras, sempre na última sessão.
O projeto é viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e pelo programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR) do Instituto Unimed Vitória. Essa iniciativa é possível graças à participação dos médicos cooperados e colaboradores da cooperativa, que destinam parte do seu imposto de renda para projetos incentivados. O RIR é o maior programa de apoio cultural para pessoas físicas no Estado e um dos maiores do país, aberto à participação de qualquer interessado.
WB Produções
A WB Produções, fundada em 2007 por Bruna Dornellas e Wesley Telles, neste ano celebra 18 anos de atuação no mercado cultural com um histórico de mais de 2 milhões de espectadores em 55 cidades brasileiras. Reconhecida por produzir grandes sucessos teatrais, a empresa já levou aos palcos obras premiadas como: Através da Íris, Misery, Três Mulheres Altas e Gargalhada Selvagem. Movida pela paixão em levar histórias inspiradoras aos palcos e conectar arte e público de maneira significativa, a WB se destaca pelo compromisso com a diversidade, inclusão e sustentabilidade, adotando práticas alinhadas às diretrizes de ESG e reforçando seu papel na democratização do acesso à cultura.