A quadra da MUG, em Vila Velha, vai receber um novo tipo de batidão nos dias 15 e 16 de agosto. O espaço, que costuma balançar com a percussão da escola de samba, vai se transformar no after oficial do Festival Movimento Cidade 2025. Na sexta e sábado, o inédito evento chamado NAV vai receber aqueles que sempre querem continuar a festa para curtir muito funk, pop e batidão baiano. A festa é pensada para não parar: o Festival termina às 23h, enquanto o after começa às 24h, com abertura dos portões às 23h. O Parque da Prainha fica a 3 km de distância da quadra da MUG. O tempo de deslocamento é de apenas 10 minutinhos de carro ou uma caminhada de 40 minutos de muito papo com os amigos.
Nos dois dias do Festival MC, que já vai ter artistas como BaianaSystem, Pabllo Vittar, Os Garotin e Duquesa na Prainha, a NAV continua a festa na MUG com show inédito das Irmãs de Pau e ÀTTØØXXÁ na sexta-feira, dia 15, e com Carlos do Complexo, pela primeira vez em um evento do tipo no ES, e Valesca Popozuda no sábado, dia 16. Além disso, já estão confirmadas também as DJs Karolla, Mathilda e Úrsula Pussynail para colocar todo mundo para dançar. Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla.
Ícone do funk e uma das responsáveis pela popularização do ritmo no início dos anos 2000, Valesca Popozuda começou a carreira como vocalista e fundadora do grupo “Gaiola das Popozudas”, que estourou pelo Brasil com hits como “Late Que Eu To Passando” e “Agora Sou Solteira”, chegando a fazer turnês pela Europa e Estados Unidos. Em carreira solo desde 2012, Valesca foi premiada com “Beijinho no Ombro” em duas categorias do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Com letras irreverentes e exaltando sensualidade, Valesca é o maior rosto do funk feminino. Na NAV, promete fazer todo mundo rebolar com seus hits e novos sucessos.
Criado em 2015, o grupo ÀTTØØXXÁ surgiu com a missão de elevar o pagodão baiano ao patamar da música pop, rompendo barreiras com uma sonoridade afrofuturista que mistura ritmos periféricos globais e a bass culture contemporânea. Formado por RDD, OZ e Chibatinha, o trio combina ancestralidade, inovação e presença cênica para amplificar vozes marginalizadas, resultando em mais de 200 milhões de streams e prêmios como o da Música Brasileira 2024 e o M-V-F Awards. Com colaborações de nomes como Major Lazer, Ludmilla e Luedji Luna, o ÀTTØØXXÁ representa a Bahia no mundo e traz o futuro da música para o agora.
A dupla Irmãs de Pau, formada por Vita Pereira e Isma Almeida na zona oeste de São Paulo, vem conquistando o país com seu funk ousado e experimental, que cruza influências do drill, pop e eletrônico. Com quase 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify e colaborações com nomes como Pabllo Vittar, Gaby Amarantos e Sevdaliza, elas lançaram recentemente o álbum Gambiarra Chic Pt. 2, que ultrapassou 4 milhões de streams. A nova turnê, Gambiarra Tour Pt. 2, apresenta um espetáculo visual e coreográfico com estética marcante, passando por mais de 17 cidades, incluindo Rio de Janeiro, Goiânia, Belém, Recife e Vitória.
Carlos do Complexo, produtor e artista do Complexo do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, vem ganhando destaque com uma sonoridade inovadora que mistura música eletrônica, reggaeton e elementos experimentais. Após indicações ao Grammy Latino e prêmios como o WME Awards, ele lançou o álbum No Tengas Miedo, com 10 faixas autorais que exploram ritmos latinos em diálogo com a cena urbana brasileira. O disco conta com participações de nomes como Urias, Ebony, Mia Badgyal e Bebé, e reafirma CDC como um dos principais nomes da nova geração da música alternativa nacional.
+MC
Além do Festival Movimento Cidade, neste ano o Parque da Prainha recebe também o +MC, novo evento da produtora que vai contar com shows de Caetano Veloso, Marina Senna, Yago Oproprio, entre outros. O +MC será no domingo, dia 17 de agosto. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos em bit.ly/maismc_ingressos.
“O +MC é exagero do que somos. Mais cultura, mais música, mais presença, mais cidade. Para quem ficou com gostinho de quero mais depois do Festival, o Movimento Cidade ouviu os pedidos e inventou um evento totalmente novo (e ainda melhor). No dia 17 de agosto, a Prainha recebe nosso encontro final: um dia extra, especial e atravessado de sentidos. Performances, ativações e shows que misturam o popular e o contemporâneo com a força do agora”, pontua o fundador do MC, Léo Alves.
Movimento Cidade
Em 2025, o Movimento Cidade amplia sua presença, ocupando novos espaços em Vila Velha e Vitória, com oficinas, mostras audiovisuais, arte urbana, performances, bate-papo, esportes e atividades voltadas para o bem-estar. A quadra da escola de samba MUG, por exemplo, receberá o after oficial do Festival MC. Em 2024, o Festival reuniu cerca de 100 mil pessoas durante três dias de programação.
O Festival Movimento Cidade tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Sebrae. Foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2024 – Eventos Artísticos Calendarizados. Conta com apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha e da Secretaria da Cultura, Governo do Espírito Santo. A coprodução é da Movimento Cidade Projetos Criativos e do Instituto Movimento Cidade. É uma realização da Triz Comunicação e Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal
Serviço
NAV
Data: 15 e 16 de agosto
Local: Quadra da MUG
Ingressos: Sympla
Instagram: @navdomc
