Linhares recebe no domingo, dia 21 de maio, das 8h às 18h, na Cabana Serafim, na Lagoa Nova, a primeira edição do Cacau Fest.
O evento irá reunir toda a cadeia produtiva, com exposição de chocolates e derivados do cacau e contará com 3 atrações musicais. Diego Vieira & Priscila, Raul da Viola e João Victor & Vinícius.
Serão 10 horas de evento, com 20 expositores, degustação de chocolates rodadas de negócios, almoço de confraternização e além de muito networking.
Aqui, o produtor é o protagonista!
O evento é uma iniciativa da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU), e irá trazer uma programação completa para toda o produtor e toda a sua família.
Durante o evento ainda serão entregues brindes pelos expositores, que também irão oferecer informações sobre o cacau produzido no Estado, além de comercializarem os produtos feitos com a fruta de selo 100% capixaba.
Por falar em cacau, a estrela da festa tem espaço garantido na forma dos mais variados produtos, dentre eles chocolates, biscoitos, bolos e licores.
Para participar da festa os interessados devem adquirir um passaporte que dá direito a entrada de dois participantes e uma criança de até 12 anos; alimentação completa (all-inclusive) com churrasco, guarnições e bebidas; todas as atrações musicais e brindes.
A Cacau Fest irá contar com produtores dos municípios de Linhares, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, São Mateus, Vitória e Serra e espera receber mais de 2 mil pessoas, em dez horas de festa no cartão-postal de Linhares, a Lagoa Nova.
“A Cacau Fest vem para fortalecer a nossa associação e estreitar laços. Vai ser um evento para unir a cadeira de cacau capixaba, dos produtores aos compradores finais. Vejo que é uma oportunidade pra gente mostrar para todo o Brasil que o cacau capixaba é um produto único, de qualidade e que nós temos uma expertise alta no mercado”, explica o produtor de cacau e chocolateiro, Ivo Bassini Sueiro.
Estado produz 12 mil toneladas de amêndoas de cacau por ano
A produção de cacau no Espírito Santo não para de crescer. No último ano foram produzidas 12 mil toneladas de cacau no Estado. Desse número, 90% são de frutos produzidos em Linhares e na região próxima ao Rio Doce.
“Tivemos grandes investimentos nos últimos anos e percebemos um grande potencial do Estado no cenário nacional e até internacional. Temos a chance de transformar o Norte do Espírito Santo em um grande polo chocolateiro e o Cacau Fest acontece para consolidar esse cenário. O evento será uma ótima oportunidade para os produtores e comerciantes conhecerem novos produtos e fecharem negócios”, conta o Secretário Executivo da ACAU, André Luiz Carvalho Scampini.
Com rodadas de negociações, o evento também pretende ser um sucesso comercial, com expectativa de movimentar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão.
O evento tem o patrocínio do Banestes, Sebrae, Sicoob, Banco do Nordeste e Governo Federal, ES Ambiental, Matriz Solar, Casa do Chopp, Mega Link, Comunik, Campo Vivo, Imaflora e projeto Cacau 2030. Além de apoio da Prefeitura Municipal de Linhares, Ceplac, Imaflora, Rede Gazeta, Supermercado Oriundi, Faculdades Anhanguera, Megalink, Comunika e WLins.