Com o lema “Onde tem gente, tem memória” , o projeto “Identidades: Memórias de uma Estrada de Ferro” inicia sua jornada em 2025 para pesquisar, registrar e celebrar as ricas expressões culturais das comunidades situadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa, realizada pela CULTURAMA com apoio da Vale e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , visitará oito municípios do Espírito Santo: Cariacica, Serra, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu.
Entre maio e agosto de 2025, será realizado um Inventário Cultural. A pesquisa consistirá em entrevistas com os moradores para mapear as diversas manifestações que formam a identidade local. O registro abrangerá desde ofícios e modos de fazer, como a tecelagem e a gastronomia regional, até formas de expressão, como o congo, o jongo, danças tradicionais e a literatura oral. O projeto pretende continuar pelos municípios mineiros até 2028.
Como resultado do mapeamento, o projeto vai promover um grande festival gratuito ao final do ano, com música, comida gostosa, artesanato e a presença de mestres da cultura popular. Além disso, os registros darão vida a um livro-inventário, que será distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas , e a uma publicação digital completa, que funcionará como um acervo acessível a todos. Todo o percurso também será compartilhado nas redes sociais do projeto.
A participação da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa. O projeto faz um chamado a todos que fazem parte de grupos culturais, cozinham, bordam, cantam, dançam ou simplesmente conhecem alguém com saberes de valor para a comunidade. Os interessados em compartilhar suas histórias e tradições podem entrar em contato pelo WhatsApp (27) 99818-1414 ou acompanhar a agenda através do perfil @projeto_identidades nas redes sociais.




