Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Marca que destaca sustentabilidade da produção cafeeira do ES será apresentada durante a SIC 2025

Marca que destaca sustentabilidade da produção cafeeira do ES será apresentada durante a SIC 2025

Realizado em BH, evento é considerado uma das maiores feiras do segmento cafeeiro do mundo

O Espírito Santo participará, mais uma vez, da Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo do segmento cafeeiro, que será realizada na Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 7 de novembro. Anualmente, o evento reúne profissionais que têm o objetivo de se conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. Entre as novidades deste ano está a apresentação da “Sustainable Coffee – Espírito Santo – Brazil”, marca criada a partir de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) para promover a cafeicultura do Espírito Santo como uma atividade sustentável.

A gestora estadual de Cafeicultura do Sebrae/ES, Jhenifer Soares, salienta que a marca vai evidenciar que os cafés produzidos no estado seguem práticas sustentáveis.

“São considerados não somente os aspectos ambientais, mas também os sociais e econômicos”.

A promoção da cafeicultura capixaba na SIC é fruto de uma ampla parceria entre o Sebrae/ES, a Seag e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com o apoio de diversas instituições capixabas, com destaque para o Sistema OCB, Incaper, Faes/Senar, Nater Coop, Cafesul, Cooabriel, Fecafes, Acemes, APEC, Coopbac, Ifes e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedes).

“Essa estratégia de participação foi cuidadosamente pensada para este ano, com o objetivo de atrair cafeterias, torrefadores, traders e compradores internacionais que valorizam qualidade, origem e sustentabilidade. Mais do que marcar presença, queremos gerar conexões reais e negócios duradouros, durante e após a SIC, que fortaleçam nossa cafeicultura e levem o Espírito Santo ainda mais longe”, destacou Eurípedes Pedrinha, diretor-técnico do Sebrae/ES.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o Espírito Santo tem sido chamado a compartilhar sua estratégia para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura em diversos fóruns no mundo todo.

“Essa iniciativa reflete o nível de integração e diversidade da cadeia no Estado, que oferta cafés sustentáveis para todos os perfis de consumidores, dos mais tradicionais aos mais exóticos, em qualquer lugar do mundo”.

A articulação tem como propósito fortalecer e dar visibilidade à cafeicultura do Espírito Santo em âmbito nacional e internacional, o que inclui a participação dos produtores no estande institucional do estado na SIC. Além de apresentar seus produtos a diferentes mercados, os cafeicultores capixabas também competem nas premiações da SIC, nas quais, historicamente, conquistam as primeiras colocações — reafirmando a excelência e o protagonismo do Espírito Santo no cenário cafeeiro brasileiro.

Espírito Santo na SIC

Jhenifer contou que no estande do Espírito Santo, estarão presentes produtores rurais previamente selecionados, vindos das regiões com Indicação Geográfica (IG) do café do Caparaó, das Montanhas do Espírito Santo e do café Conilon do estado. Ela explica que esses cafeicultores apresentarão seus próprios cafés especiais – que detêm pontuação acima de 80 pontos -, além de cafés regenerativos, orgânicos e biodinâmicos.

“Eles representam a diversidade, a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade da cafeicultura capixaba, sendo protagonistas da exposição promovida pelo projeto”.

No estande capixaba, os visitantes também serão conduzidos por uma jornada imersiva que destaca os pilares da sustentabilidade, da inovação e do impacto social na cafeicultura capixaba.

“A experiência começa com imagens expostas em um pergolado, seguidas por uma linha do tempo que conta a história do café no estado”, adiantou Jhenifer. Num mapa interativo, será apresentada a diversidade geográfica e produtiva, com dados sobre exportações e regiões com IGs.

“No centro do estande haverá um balcão de degustação com cafés especiais, que permitirá que o público conheça os aromas e sabores únicos do Espírito Santo”, afirmou Jhenifer.

O estande oferecerá uma experiência sensorial exclusiva que celebra a diversidade da cafeicultura capixaba, incluindo um dos cafés mais exóticos do mundo – o café do Jacu -, produzido nas montanhas capixabas pela Fazenda Camocim, além de uma seleção de cafés premiados das variedades arábica e conilon. Todos expressam a excelência e o teor único do Espírito Santo, promovendo o estado como referência em cafés sustentáveis e de alta qualidade.