A seleção brasileira sub-18 feminina de basquete está confirmada para a Copa América da categoria, entre os dias 17 a 23 de junho, em Bucaramanga, na Colômbia.
O torneio vale quatro vagas na Copa do Mundo Sub-19, em 2025. A seleção treina há duas semanas em Barueri (SP) e o técnico e CT de Virgil Lopez definiu, nesta segunda-feira (10), a lista das 12 jogadoras que viajam. Entre elas, uma capixaba.
A ala-armadora Maria Clara Lourenço, do Bax Catanduva/SP, é a única capixaba na lista final das convocadas. A pivô Sofia Moschen, do Corinthians/Esperia/SP, estava na primeira convocação, mas acabou cortada na lista final.
Grande parte do grupo fez parte do time campeão sul-americano sub-17 em 2023, de forma invicta. E tem a chegada de Ayla McDowell, de mãe brasileira e pai americano, que faz sua estreia pelo Brasil. Ayla está entre os nomes para futuros Drafts da WNBA e NCAA.
O Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Estados Unidos e Porto Rico. O Grupo A tem Colômbia, Argentina, Canadá e República Dominicana. A primeira fase serve apenas de ranqueamento, com duelos indo para as quartas de final ( 1º x 4º e 2º x 3º de cada grupo). Os quatro semifinalistas vão ao Mundial.