O 3º Aracruz Portocel Endurance Triathlon será no dia 17 de junho, em Aracruz, e reunirá atletas do Brasil e do Chile
Esporte, lazer, saúde, bem-estar e sustentabilidade. Todos esses conceitos fazem parte do Ironcruz Portocel Endurance Triathlon, que espera reunir cerca de 200 atletas em Aracruz.
A prova será no dia 17 de junho, em Barra do Sahy, e tem o Portocel como patrocinador master. Esta será a terceira edição do evento, que é uma das principais provas da modalidade no Espírito Santo e contribui para colocar o município de Aracruz no cenário do triathlon nacional.
Faltam cerca de 40 dias para os atletas entrarem no mar e na pista para a competição, que tem 1.700 m de natação, 60 km de bike (sem vácuo) e 15 km de corrida. Esta será a terceira edição do evento que, este ano, chega com nova opção: o Fast Ironcruz Portocel, com distâncias menores. São 850 m de natação em mar aberto, 35 km de bike e 6 km de corrida.
Além de patrocinar a realização do evento, o Portocel, por meio da sua área de Sustentabilidade, promoverá atividades de educação ambiental, incluindo ações de limpeza de praias e sensibilização envolvendo os “ecoagentes”, voluntários da empresa focados em multiplicar boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A equipe do terminal promoverá, ainda, atividades de lazer e esporte com o público infantil, iniciativa que conta com o apoio dos Jovens em Ação.
Entre os grandes nomes do triathlon que já confirmaram presença na competição estão: Danilo Pimentel, campeão da 2ª edição do Ironcruz Portocel em 2022; Santiago Ascenço, que conquistou o 2º lugar; Diogo Sclebin, atleta olímpico e 3º lugar no Ironcruz Portocel 2022; além de Reinaldo Colucci, Igor Amorelli, Luis Ohde e o chileno Nico Saez.
Entre as mulheres, as atletas de elite já confirmadas incluem: Bruna Stolf, campeã do Ironcruz Portocel 2022; Pietra Picolo, que conquistou a 2ª colocação; e Luma Guillen, atleta que ficou com a 3ª posição no Ironcruz Portocel 2022. A competição ainda terá a capixaba Pamella Oliveira, atleta olímpica e prata da casa, Mary Ortega, Mariana Andrade, Georgia Zattar, Gisele Bertucci, Fernanda Penkal e Lilian Vidal.
“É uma honra apoiar esse evento, que reúne atletas focados em desafiar seus limites. Sabemos que dedicação é muito importante em todas as áreas da vida. Essa vontade de superação é o que também move o nosso trabalho no porto. Além do esporte, o evento promove a valorização econômica e cultural da região, dando oportunidade para atletas e visitantes conhecerem um pouco mais das belezas e riquezas do município de Aracruz”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente geral de Operações Portuárias do Portocel.
Em linha com as tradições locais, os vencedores nas categorias masculina e feminina levam para casa, além da premiação e troféu, um cocar indígena especialmente confeccionado para a ocasião. Aracruz é o único município capixaba que abriga aldeias indígenas e um dos objetivos do evento é dar visibilidade a essa particularidade da região.
Sobre Portocel
Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas.
O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz, o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.