As atividades das escolinhas de futebol da Prefeitura de Linhares são de extrema importância para garantir bons resultados dentro e fora de campo. Isto porque além de promover disciplina e cidadania entre os participantes, os treinos geram efeitos positivos na escola e mantém vivo o sonho de quem deseja ser um atleta profissional da modalidade.
Para alegria das crianças e adolescentes do município, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, retomou nesta semana de forma gradativa, as atividades gratuitas das escolinhas que também possuem uma missão importante para afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade. Atualmente, mais de 1500 atletas, entre 5 e 17 anos, são atendidos pelo projeto.
No bairro Canivete, por exemplo, isso acontece com mais de 140 crianças e adolescentes que enxergam o projeto como uma ferramenta transformadora e acreditam num futuro promissor por meio do futebol. Os treinos acontecem no novo Complexo de Esporte e Lazer da comunidade.
Um exemplo disso é Gabriel Martineli, de 17 anos. Sobre o futuro, o adolescente sonha em atuar num clube grande e defender as cores do time do seu coração. “Meu sonho é ser jogador do Flamengo e conquistar vários títulos por este clube que eu tanto amo. Depois quero jogar na Europa, no Real Madrid. Para este sonho se tornar realidade não basta apenas contar com a sorte, também é preciso de muito trabalho e acreditar que somos capazes de alcançar nossos objetivos”, disse confiante.
Determinação não falta também para Daivid Jumar dos Anjos que é um dos destaques do projeto. Hoje, com 11 anos, ele se dedica inteiramente ao sonho de ser jogador de futebol. “Sempre participo dos treinos com muito empenho, pois um dia espero brilhar igual ao Neymar dentro de campo. O apoio da minha família e do treinador está sendo muito importante para que isso aconteça”, afirmou.
Já Gabriel Dias Jesus que participa do projeto há 7 anos, destaca que as atividades são de extrema importância para formar cidadãos sérios e responsáveis. “Aqui dentro não aprendemos apenas sobre futebol, também somos educados para trilhar o caminho do bem. Ao longo desses anos, posso afirmar que muitas pessoas que estavam se envolvendo com coisas erradas, tiveram a chance de transformar de vida por meio do projeto”, testemunhou.
Para o treinador, Adriel Souza, os treinos contribuem para promover cidadania e descobrir novos talentos. “Facilitar o acesso as atividades esportivas para essas crianças e adolescentes, principalmente para as que se encontram em situação de vulnerabilidade social é mais do que uma boa ação, é um verdadeiro exercício de cidadania. Além disso, a iniciativa colabora para transformar a cidade num verdadeiro celeiro de atletas profissionais”, destacou.
“São projetos que buscam fortalecer o vínculo da criança ou jovem com a família e o esporte. A Prefeitura sempre abraçou e apoiou as escolinhas de esportes porque entende que elas fazem toda diferença para a autoestima dessa garotada, para que tenham outras perspectivas e enxerguem um futuro de oportunidades”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes, as atividades estão sendo retomadas de forma gradativa, pois em algumas comunidades estão sendo resolvidos alguns critérios técnicos. “Nosso compromisso é retornar com os treinos com maior segurança possível para que nenhum aluno seja prejudicado. Conforme as atividades vão retornando, os pais ou responsáveis serão comunicados com antecedência”, informou o secretário.
Sobre o projeto no Canivete
Os treinos acontecem no novo Complexo de Esporte e Lazer nos dias de segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 16 às 18 horas. Hoje, o projeto atende 147 atletas, entre 5 e 17 anos, da comunidade.
Para participar das aulas o interessado deve estar matriculado em alguma rede de ensino municipal, estadual ou particular. A matrícula deve ser feita nos dias e local das atividades.