O prazo para a inscrição no programa Centelha segue até a próxima segunda-feira (11), e a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai aportar até R$ 60 mil em cada um dentre quatro projetos de inovação inscritos e aprovados no Centelha. Eles devem ser instalados e executados em Colatina.
Essa é a primeira vez que um município participa com aporte financeiro no Programa. Dentre os 54 aprovados, portanto, quatro, de Colatina, poderão contar com o recurso municipal, que soma ainda oficinas e treinamentos para ajudar a desenvolver seu produto.
“Programas como esse podem mudar todo o ambiente de negócios do município. Com certeza esse programa será o berço de muitos startups Colatinenses que virão por aí. O programa oferece recurso financeiro não reembolsável para ideias inovadoras, seja em estágio de ideação ou prototipação. Não encontramos nenhuma outra oportunidade como essa em um estágio tão inicial do negócio”, destaca o superintende da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, Mateus Pereira.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).