O evento busca fortalecer o desenvolvimento técnico e criativo de artistas circenses.
O Dia do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro, ganha uma homenagem especial neste domingo (7) com a realização do CircoLAB Técnica, residência artística que vai reunir artistas em processos de criação, pesquisa e troca de métodos e técnicas do universo circense. A programação acontece no Ponto de Cultura Uma Floresta, no Centro de Vitória, e inclui atividades abertas ao público ao longo de todo o dia.
A iniciativa, focada em criações individuais desenvolvidas em processos compartilhados, busca estimular um ambiente colaborativo e experimental, fortalecendo o desenvolvimento técnico e criativo de artistas circenses.
A programação começa às 14 horas, com a Oficina de Iluminação para Circenses, ministrada pelo ator Anderson Lima. Em seguida, às 15 horas, acontece a Oficina de Figurino para Circenses, conduzida pela estilista Edy Lopes.
Às 16 horas, será exibido o filme “O Palhaço”, durante a sessão do EScine. Dirigido e protagonizado por Selton Mello, o longa acompanha a rotina do Circo Esperança, comandado por Benjamin e seu pai, Valdemar, os palhaços Pangaré e Puro Sangue, e revela os desafios de um circo itinerante que percorre cidades do interior do Brasil mantendo viva a arte circense.
Missa de Ação de Graças
A programação também inclui uma Missa em Ação de Graças para Palhaças e Palhaços, que será celebrada na Catedral Metropolitana de Vitória. Os artistas participarão vestidos a caráter, em um momento simbólico que une fé, arte e tradição circense. A celebração será às 18 horas.
Para fechar o dia, às 19 horas, será apresentado o “Cabaret Estrelas”, um show de variedades em formato de palco aberto que reúne números criados pelos próprios artistas, celebrando diferentes expressões do universo circense.
Com produção da Ratimbum Produções e Artes, o evento é realizado pela Associação Cultural Uma Floresta, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.



