Estacionamento do Shopping Vitória ficou lotado no sábado (27), com 850 tutores e seus pets e 2.900 crianças e jovens para muita corrida e diversão
A 34ª edição das Dez Milhas Garoto celebra o esporte em todas as idades. Neste domingo (28), 17 mil corredores se inscreveram para encarar os 16.093 km entre a Praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. Já no sábado (27), a festa ficou por conta da criançada e até dos pets: a 22ª Garotada reuniu, no estacionamento do Shopping Vitória, 2.900 pequenos atletas, enquanto a 4ª Cachorrida contou com a participação de 850 duplas de tutores e cães.
Cachorros de todas as raças e tamanhos dividiram a empolgação dos “seus humanos” para uma prova que mescla desempenho e descontração em um percurso de uma milha (1.609 metros). No quesito desempenho, destaque para o personal trainer Flávio Brandão Machado, bicampeão da prova com a border collie Gaya, de 4 anos. “Sou personal trainer em Guarapari e corro com a Gaya desde que ela foi liberada das vacinas. Eu e minha esposa fazemos atividades com ela”, contou.
No quesito atividade física em prol da saúde, qualidade de vida e diversão, um bom exemplo é Priscila Dias e seus dois pets. A pug Paçoca, de 11 anos, e a bulldog inglesa Mariola, de sete. “É o segundo ano que participamos e foi ótimo. Apesar de braquicefálicas elas correm e foram bem”, explicou a servidora pública, se referindo a Síndrome Braquicefálica, causada por alterações anatômicas nas vias aéreas superiores, resultado da sua conformação de focinho achatado, que geralmente leva a dificuldades respiratórias e roncos nessas raças.
Depois das duplas formadas por tutores e seus pets, a criançada invadiu o estacionamento do Shopping Vitória. Separados por faixa etária, dividiram o clima de excitação pela competição e diversão com familiares e amigos. Os participantes de 6 e 7 anos correram 200 metros. A turma de oito a nove anos percorreu 400 metros e de 10 a 13 anos encarou os 800 metros. Já os mais velhos, entre 14 e 17 anos, completaram 1.609 metros.
A edição 2025 foi marcada por recordes. Além das 17 mil inscrições para a 10 Milhas Garoto (ano passado foram 15 mil), a Garotada e a Cachorrida também cresceram, passando de 2.700 para 2.900 crianças e jovens e subindo de 800 para 850 duplas de tutores e pets.