A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abriu inscrições para a segunda turma da Pós-Graduação em Cidades Inteligentes, oferecendo 320 vagas na modalidade de Educação a Distância (EaD) semipresencial. As oportunidades são distribuídas entre os polos de Iúna, Linhares, Serra, Vargem Alta e Vila Velha.
O curso é voltado para profissionais com formação superior que atuam na gestão pública ou privada. O objetivo é capacitar gestores e técnicos a utilizar a análise de dados para desenvolver cidades mais tecnológicas, sustentáveis e humanas, integrando conhecimentos de Economia, Planejamento Urbano e Sistemas de Informação.
A especialização tem carga horária de 360 horas, dividida em 12 disciplinas que abordam temas como mobilidade urbana, big data, inteligência artificial e políticas públicas. A estrutura do curso é organizada em quatro módulos, proporcionando uma visão interdisciplinar para a criação de soluções inovadoras.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de setembro de 2025, exclusivamente através do site da Secretaria de Educação a Distância da Ufes (sead.ufes.br/editais), onde o edital completo também está disponível para consulta.
A iniciativa é uma realização da Ufes em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), sob a coordenação do professor Dr. Everlam Elias Montibeler, do Laboratório das Cidades (LabCidades).