Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Seminário inédito sobre vinhos capixabas vai marcar edição 2025 da RuralturES

Seminário inédito sobre vinhos capixabas vai marcar edição 2025 da RuralturES

Evento será realizado no Distrito Turístico de Pindobas, local 100% voltado à potencialização do turismo na região

Programada para ocorrer na próxima semana, entre os dias 14 e 17 de agosto, a RuralturES, maior feira de turismo rural do Espírito Santo, será realizada mais uma vez no bucólico Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. E a edição deste ano contará com um fato inédito: a realização do seminário capixaba sobre uvas de inverno para a produção de vinhos finos, iniciativa organizada em parceria pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A agenda da capacitação envolverá workshops, palestras e visita técnica à propriedade agrícola da região aos inscritos.

Como parte da programação do seminário, serão apresentados um panorama sobre a cultura da fruta no Espírito Santo, as tecnologias utilizadas na produção de uvas de inverno para vinhos finos e a delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para esse mesmo fim. Aqueles que se inscreverem no seminário também terão a oportunidade de fazer uma visita técnica à propriedade rural Quinta dos Manacás para conhecer a atividade de viticultura de perto. Na ocasião, o Sebrae/ES também falará sobre a sua atuação no segmento de enoturismo, atividade voltada à apreciação de vinhos e de tudo o que envolve a sua cultura.

“A RuralturES se destaca como um evento único, que conecta turistas, produtores rurais e negócios em um só lugar e oferece uma experiência imersiva no agroturismo, com apresentações culturais, artesanato e gastronomia típica”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Além de promover a valorização da cultura local e de fomentar negócios, o evento promove o desenvolvimento sustentável e a visibilidade da região, consolidando o Espírito Santo como referência nacional em turismo rural ao reunir atividades relacionadas ao agroturismo e ao turismo de experiência.

Com expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, a RuralturES se apresenta como uma imersão no que há de melhor no turismo de experiência capixaba, onde a natureza, a cultura, a gastronomia e o conhecimento em vivências únicas se encontram. A entrada no evento é gratuita. Já as vivências disponíveis na Feira são pagas e já podem ser adquiridas pelo site oficial do evento (www.ruraltures.com.br).

Mais espaço

Entre as novidades do ano está a nova área do evento, de 4 mil metros quadrados de montagem, em um terreno de 6 hectares, estrategicamente localizado do outro lado do Polo Sebrae de Turismo de Experiência e da Casa Nostra, na Fazenda Pindobas. O terreno vai receber expositores e visitantes com mais conforto, inovação e vivências inesquecíveis. Em relação à edição de 2024, a área de montagem foi ampliada em aproximadamente 71,3%, passando de 2.335 metros quadrados para os atuais 4 mil metros quadrados.

A ampliação do evento é reflexo do sucesso da edição de 2024, que reuniu quase 20 mil visitantes e movimentou R$ 5,5 milhões em negócios. Com a nova área, a feira ganha ainda mais força para promover o turismo rural capixaba, valorizando os produtores locais e criando conexões significativas com o público. A expectativa é que o espaço adicional permita mais experiências e fomente ainda mais oportunidades de negócios.

Consolidada como uma das principais vitrines do turismo rural no Brasil, a RuralturES é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e Sebrae/ES, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).

Vivências na natureza

Para se ter uma ideia do que espera os visitantes, a trilha sonora da feira será o canto das aves na experiência “A Magia de Passarinhar”, vivência sensorial coordenada pela bióloga Claudia Pimenta. Os participantes poderão escolher entre trilhas diurnas e noturnas, ambas com um quilômetro e níveis de dificuldade de leve a médio, em meio à rica biodiversidade da Fazenda Pindobas, onde mais de 250 espécies de aves já foram registradas. A atividade inclui guia especializado, kit do observador, pontos de parada com QR Codes e recursos acessíveis, além de uma ação simbólica para os cem primeiros participantes inscritos: ao final da trilha, que custam R$ 20,00 e tem limites de vaga, cada visitante planta sua própria mudinha.

Tradição e história

Também faz parte da programação do evento a tradicional Expedição Tropeira, que completa 15 anos em 2025 e refaz o caminho das antigas tropas, trazendo história e saberes que emocionam aqueles que têm a oportunidade de presenciá-la. A cavalgada histórica, cuja jornada tem cerca de 220 quilômetros, parte do Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, e segue até a Fazenda Pindobas, com pouso da tropa no local do evento no dia 14 (quinta-feira). A chegada promete conectar o passado rural às experiências do presente.

A RuralturES contará também com oficinas de harmonização de cafés especiais, que irá destacar os produtos da região e a sua harmonização com queijos, geleias e embutidos tradicionais; de vinhos de dupla poda, que apresenta os vinhos finos de colheita de inverno, considerada a nova vocação agrícola do Espírito Santo; e a vivência na Casa Nostra, que busca oferecer aos visitantes a experiência nos costumes e tradições de uma típica casa de família italiana. Já fixa no Polo de Turismo de Experiência do Sebrae em Pindobas, a estrutura contará com sessões extras durante a Feira.

Além dessas experiências, o público encontrará uma estrutura completa com estandes de empreendedores do turismo rural, produtos da agricultura familiar e atrações culturais.

Serviço

5ª RuralturES – Feira de Experiências do Turismo Rural
Local
: Fazenda Pindobas – Venda Nova do Imigrante (ES)
Data: 14 a 17 de agosto de 2025
Entrada: gratuita
Horários: quinta a sábado: 13h às 22h | Domingo: 10h às 18h
Programação completa: ruraltures.com.br/programacao-2025
Experiências à venda a partir de 04/08 em www.ruraltures.com.br

Seminário capixaba de uvas de inverno para produção de vinhos finos

Programação do seminário:

Sexta-feira (15/08)

14h00 às 14h20 – A cultura da uva no estado do ES, Fabricio Zanzarini – Assessor Técnico da Seag

14h20 às 15h30:
Painel Produção de uva de inverno para vinhos finos
Moderador: Pedro de Faria Burnier
Depoimento de vitivinicultores

  1. José Procópio Stella – Assossiado Anprovin
  2. Gustavo Vervloet – Quinta dos Manacás – Venda Nova do Imigrante – ES
  3. Rodolfo Carraretti – Cantina Carraretti – Aracê/Domingos Martins – ES
  4. Eliton Stange – Cantina Matiello – Santa Teresa – ES

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 16h20 – Delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para a produção de vinho finos – Protocolo da Anprovin
Samuel Coura, Pesquisador do Incaper

16h20 às 17h
Produção de uva de inverno no ES para vinho fino
Vinícius Corbellini – Vinícola Tabocas
Cassio Faria Venturini – Extensionista Rural – Incaper

17h às 17h30 – O Sebrae/ES no Enoturismo