Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Projeto “Nós no Parque” promove homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira

Projeto “Nós no Parque” promove homenagem ao centenário de Maurício de Oliveira

Segunda edição do projeto que une música e literatura vai acontecer no próximo domingo, 31 de agosto, no Parque Moscoso, com apresentação musical de Hariton Nathanailidis e contação de histórias com Renata Bomfim

A segunda edição do Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” vai celebrar o centenário de nascimento do violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico da história do Espírito Santo. O evento vai acontecer no Parque Moscoso, em Vitória, no domingo, 31 de agosto, das 10h às 12h, tendo como atrações a apresentação musical do violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim. A realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória.

Esta será a segunda de um total de cinco edições temáticas que vão ocupar o Parque Moscoso, até o final do ano, sempre aos domingos, proporcionando às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.

A escolha de Maurício de Oliveira como tema desta edição celebra o legado do violonista para a música produzida no Espírito Santo. Nascido em Vitória, em 1925, filho de pescador, Maurício de Oliveira notabilizou-se como violonista, arranjador e professor de música. Entre outros feitos, foi o primeiro músico capixaba a gravar um disco, em 1952; e conquistou o 2º lugar no V Festival Internacional da Juventude para a Paz e a Amizade, em Varsóvia, Polônia, em 1955, com sua “Canção da Paz”. O músico também foi o primeiro violonista a gravar a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão, na década de 1960.

Álbum para violão e violino

O violinista Hariton Nathanailidis acompanhou de perto a carreira de Maurício de Oliveira desde a década de 1980 e teve a oportunidade de gravar um álbum em parceria com o mestre, “Luísa”, em 2008.

“Quando o conheci, Maurício de Oliveira já era um grande artista com reconhecimento nacional. Depois, tive a felicidade de conviver com ele e recebi de Maurício a série “Diálogos – I, II e III” –, compostos especialmente para mim. Mais tarde, veio o convite para dividirmos o CD ‘L uísa’ com suas músicas em arranjos para violão e violino”, lembra Hariton.

Nesta edição do Projeto “Nós no Parque”, o violinista vai apresentar cinco números instrumentais de Maurício de Oliveira acompanhado por músicos convidados. Para Hariton, Maurício de Oliveira merece ter a obra reverenciada por sua notável contribuição para a música e para a cultura do Espírito Santo.

“Como instrumentista, ele tinha habilidade excepcional, sendo reconhecido por músicos renomados como Turíbio Santos, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, Gilson Uehara e Pedro Caetano, entre outros. E como compositor, retratou nossa história capixaba, nossas tradições, nosso jeito de ser. Era um eterno apaixonado pela terra onde nasceu, registrando, em suas composições, fatos e personagens marcantes da história do Espírito Santo, como o Caboclo Bernardo, a Dança do Chico Prego e os Canoeiros do Rio Santa Maria”, descreve o violinista.

Contação de histórias

No espetáculo, as composições de Maurício de Oliveira serão intercaladas com uma história escrita e narrada pela escritora Renata Bomfim.

Por meio da narrativa, o público poderá acompanhar a trajetória de uma família que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros. Os protagonistas serão Vitória e Ravi, uma menina e um menino que amam a natureza, e a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.

Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria. Já o nome da vovó, de acordo com Renata Bomfim, é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Arte como ferramenta para a educação

Para Renata Bomfim, o espetáculo tem atrativos que certamente irão contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi viverão diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.

“Acreditamos que esse diálogo entre música e literatura será produtivo por tornar acessível, aos participantes, músicas que emocionam e despertam o interesse por novos gêneros musicais, juntamente com o compartilhamento de experiências dos personagens que inspiram boas práticas sociais e ambientais e divertem adultos e crianças de todas as idades”, acrescenta a escritora.

Serviço:

Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” – 2ª edição
Música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e grupo, e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim
Tema: Homenagem a Maurício de Oliveira
Data: 31 de agosto (domingo)
Horário: das 10h ao meio-dia
Local: Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória (ES), 29.015-040
Entrada: gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)

Repertório:

  • Canção da Paz – Maurício de Oliveira
  • Coro dos canoeiros do Rio Santa Maria – Maurício de Oliveira
  • Batuque e polca – Maurício de Oliveira
  • Diálogos n° 3 – Maurício de Oliveira
  • Canção da Paz (encerramento) – Maurício de Oliveira

Ficha técnica:

Hariton Nathanailidis – Produção executiva
Marcia Dall’Orto – Coordenação geral
Renata Bomfim – Contação de histórias
José Roberto Santos Neves – Assessoria de Imprensa
Priscila Aline – Web designer

Siga o projeto “Nós no Parque” no Instagram: @sonathapm