Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Prefeitura de João Neiva e parceiros oferecem curso gratuito de arte em cerâmica

Prefeitura de João Neiva e parceiros oferecem curso gratuito de arte em cerâmica

A Prefeitura de João Neiva, em parceria com o Mosteiro Zen de Ibiraçu, a Associação Amigos da Justiça e a Associação Mãos e Artes Capixabas, iniciou a oferta de aulas gratuitas de arte em cerâmica ainda no ano passado (2021). O curso possui como objetivo, além da geração de renda, a criação de um polo de cerâmica na região, tendo a Escola Oficina de Cerâmica Kanzeon, criada pelo Mosteiro, como centro de formação, e outros pequenos polos de produção nas cidades vizinhas.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, de 8 às 15h, e possui 12 meses de duração, sendo que essa primeira turma será finalizada no próximo mês de julho. “Os participantes são pessoas inscritas no CadÚnico e com habilidade para trabalhos manuais e que tenham interesse nesse tipo de atividade”, salienta a Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades) de João Neiva Eni Martins de Araujo Del Pupo.

Ela acrescenta que depois de formados a intenção é incentivar os cursistas como multiplicadores, para que possam ministrar as oficinas para outras pessoas da cidade, inserindo João Neiva na “Rota da Cerâmica”. “Após sua criação a ‘Rota da Cerâmica’ vai estimular e propagar o turismo de arte em cerâmica, divulgando o produto oriundo dos munícipios que a integram. Pedimos para que com a finalização dessa turma a comunidade fique atenta para novos grupos. Basta procurar o nosso Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”.

A Coordenadora de Projetos da Associação Amigos da Justiça Cleonice Gomes explica que além da parceria com a Prefeitura de João Neiva a escola também recebe alunos de Ibiraçu, Aracruz e Fundão. “Antes da parceria a escola recebia alunos da região de Pedro Palácios e Guatemala e em 2021 conseguimos aumentar a abrangência”.

Cleonice completa destacando que o projeto é destinado para pessoas com algum tipo de vulnerabilidade social e econômica, além de jovens e, sobretudo, mulheres, possibilitando o protagonismo do sexo feminino na sua própria história.

Segundo o professor da oficina Márcio de Noura Nogueira, o curso em cerâmica agrega autonomia e conhecimento específico e multidisciplinar. “Esse é mais um projeto que dediquei muito do meu trabalho. Já participei de tantos outros, mas este é especial”.

A aluna Franciely Silva Mattos conta que entrou no curso totalmente por acaso e que foi uma oportunidade única. “Me joguei de cabeça e me identifiquei completamente. Eu tenho certeza que vou levar comigo essa oportunidade para o resto da minha vida. Estou tendo a oportunidade de aprender com pessoas incríveis e de me aprimorar em cada técnica de cerâmica”.

A cursista Elisângela Rui Peruchi Nunes, que já é artesã há muitos anos, diz que a oficina de cerâmica está agregando muito conhecimento, principalmente no manuseio do barro com várias técnicas novas. “É um privilégio estar nesse curso e nessa escola de grande porte. Essa arte é linda e é muito gostoso trabalhar com essa matéria prima que vem da terra”.