Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Labcidades expande seu modelo de projetos na América Latina, oferecendo soluções inteligentes para a gestão pública e o desenvolvimento urbano

Labcidades expande seu modelo de projetos na América Latina, oferecendo soluções inteligentes para a gestão pública e o desenvolvimento urbano

Acreditamos que a troca de experiências entre universidades e territórios fortalece a construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis”, afirma Everlam Elias Montibeler

Everlam Elias Montibeler, coordenador do Laboratório das Cidades (LabCidades), projeto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será um dos palestrantes do evento “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Territórios que Pensam”, que acontece nesta quinta-feira (11), na Universidad del Cono Sur de las Américas (UCSA), em Assunção, Paraguai.

Além de compartilhar a metodologia e a experiência do LabCidades, iniciativa que oferece soluções inteligentes para a gestão pública e o desenvolvimento urbano, a instituição capixaba pretende firmar uma parceria para que a universidade paraguaia desenvolva ações semelhantes às realizadas no Espírito Santo, voltadas ao planejamento urbano, inovação e desenvolvimento territorial.

“Levar o modelo do LabCidades para o Paraguai é um passo importante. Acreditamos que a troca de experiências entre universidades e territórios fortalece a construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis”, afirma Everlam Elias Montibeler.

Sobre o LabCidades

O Laboratório das Cidades reúne cientistas qualificados e com ampla experiência para pesquisar as principais demandas urbanas e desenvolver projetos que exploram o potencial dos dados nas cidades. Oferece soluções que auxiliam na regulação fundiária, no cadastro do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e promovem a gestão eficiente do serviço público, utilizando ferramentas de Big Data para apoiar as prefeituras municipais com alternativas inteligentes.

Além da pesquisa, o laboratório oferece cursos de qualificação, e atualmente tem dois editais abertos: o curso de extensão “Portos: operação, planejamento e construção”, com 115 vagas em cinco polos do Espírito Santo, com inscrições de 21 a 30 de setembro; e a 2ª turma da pós-graduação em Cidades Inteligentes, com 320 vagas em cinco polos, com inscrições até 19 de setembro pelo site https://sead.ufes.br/editais/.