Ela é autodidata, expert em comida brasileira com toques e técnicas de alta gastronomia, e criadora de um dos patrimônios gastronômicos brasileiros, o famoso bolinho de feijoada. Foi jurada do “Mestre do Sabor”, da TV Globo, e é considerada pelo Guia Michelim como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”. Todas essas credenciais trazem a chef Kátia Barbosa, para a programação da quarta edição do Encontro das Chefs, que acontece entre os dias 26 e 30 de agosto, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha (ES).
Ela participará de uma aula-show no dia 27. A entrada é gratuita, mas será preciso retirar ingresso com antecedência – detalhes serão informados em breve. O Encontro das Chefs é o único evento do país inteiramente dedicado à gastronomia feita por mulheres. Com o tema “Diversidade como mãe da gastronomia brasileira”, a edição deste ano propõe uma celebração das múltiplas influências culturais que formam a identidade culinária do Brasil, reunindo grandes nomes femininos da cozinha nacional em uma programação que mescla sabor, cultura e reflexão.
Kátia hoje comanda três empreendimentos gastronômicos: Aconchego Carioca, Kalango e o Sofia – e dá conta de uma agenda que inclui participação em programas de TV, séries e comerciais. Dentre os trabalhos mais recentes estão o programa Mestre do Sabor, da TV Globo, e a série Receitas da Floresta, capitaneada e patrocinada pela Vale.
Katita, para os mais chegados, nunca cursou gastronomia, mas sabe, como ninguém, traduzir a alma brasileira em receitas carregadas de suas próprias experiências de vida. Um exemplo é o famoso bolinho de feijoada, que nasceu da sua memória afetiva. “Da lembrança da minha mãe pegando um pouquinho de feijão e misturando a um pouquinho de farinha, e me dando na boca, para me convencer a comer”. O petisco, dos mais copiados do país, foi apenas o primeiro numa linha extensa de pequenas releituras de clássicos da culinária brasileira. Das mãos da cozinheira saíram também bolinho de abóbora com carne seca; de feijão branco com rabada, entre outros.
A chef chega ao Espírito Santo com a bagagem de quem já venceu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Rio Show de Gastronomia, do jornal O Globo; o Comer & Beber, da Veja Rio; o Prazeres da Mesa, O Melhor do Rio, da Revista Época; e o Prêmio Toda Extra, do Jornal Extra.
O Encontro das Chefs é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Governo do Espírito Santo. A idealização e produção do Encontro das Chefs é da Conexxo Serviços e Gestão de Eventos. A edição de 2025 tem como patrocinadora a ES Gás e tem o apoio cultural do Instituto Energisa.
Mais detalhes sobre o evento
Durante os quatro dias de Encontro das Chefs, o público poderá assistir a aulas-show com chefs renomadas, explorar diferentes técnicas culinárias e aproveitar uma agenda recheada de atrações culturais e musicais. Pensado para todas as idades, o Encontro das Chefs também inclui oficinas de culinária infantil, garantindo diversão e aprendizado para os pequenos — uma verdadeira festa para o paladar e para a família.
Além das aulas e shows, o espaço contará com uma área de alimentação diversificada, com cardápios pensados para agradar a todos os paladares. Um palco principal receberá atrações diárias, unindo gastronomia e cultura em uma experiência completa. A programação detalhada será divulgada em breve.
Segundo a organizadora do evento, Érica Semião, o Encontro das Chefs vai além da gastronomia e busca dar visibilidade ao protagonismo feminino na construção da identidade cultural brasileira.
“Queremos mostrar que a diversidade não só enriquece nossa culinária, mas é o coração da gastronomia brasileira. Ao reunir chefs mulheres de diferentes origens, trajetórias e estilos, criamos um espaço de troca, inspiração e valorização da mulher na cozinha — que historicamente sempre esteve lá, mas nem sempre foi reconhecida”, explica