A delegação do Espírito Santo para os Jogos Escolares Brasileiros contará com 268 integrantes, incluindo 206 atletas vindos de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes.jogos escolares
Os estudantes que representarão o Estado garantiram sua vaga por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).
Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o evento será dividido em três blocos.
No primeiro, que vai de terça-feira (7) — data da cerimônia de abertura — até o dia 12, as disputas envolverão badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
No segundo bloco, entre os dias 15 e 18, as competições acontecerão em atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo. Já no terceiro e último bloco, será a vez de basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.
Na edição do ano passado, realizada em Recife (PE), o Espírito Santo bateu seu recorde de medalhas no formato atual da competição, conquistando 69 pódios: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.
Em 2023, o Estado somou 49 medalhas, enquanto em 2022 foram 43. Já na retomada do evento em 2021, após 17 anos de interrupção, o Espírito Santo conquistou nove medalhas.
“O Espírito Santo vem apresentando uma evolução constante. Desde a retomada do evento no formato atual, nosso número de medalhas cresce a cada ano. Tenho certeza de que voltaremos de Uberlândia superando nosso recorde atual”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.