Miguel e Joaquim Emerick fecham a temporada da Copa São Paulo Light com troféus e aprendizado em Interlagos.
A temporada 2025 da Copa São Paulo Light de Kart chegou ao fim no último sábado (13) com um saldo positivo para os irmãos capixabas Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barvalle / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho). Representando o Espírito Santo, a dupla mostrou evolução, competitividade e maturidade ao longo do campeonato, encerrando o ano entre os destaques de suas categorias em uma das competições mais tradicionais do kartismo nacional.
Além do Paulista Light, o fim de semana também marcou a disputa da edição 2025 do Campeonato Paulista de Kart, realizado em paralelo. A pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, foi o palco deste último evento do ano, reunindo grids cheios, alto nível técnico e decisões importantes em diferentes categorias.
Miguel Emerick entrou na etapa final ocupando a sexta colocação entre os estreantes da Mirim Rookie e tinha o objetivo de sair de Interlagos com mais um troféu. Em uma temporada de constante aprendizado, o piloto mostrou consistência e muita concentração para fechar o campeonato entre os melhores do ano.
“Eu cheguei nessa etapa querendo muito levar um troféu pra casa. Fiquei bem animado quando vi que dava pra brigar lá na frente”, contou Miguel.
Na sexta-feira (12), durante a tomada de tempo, Miguel garantiu o quinto melhor tempo entre os estreantes, o que lhe rendeu a oitava posição no grid geral, abrindo a quarta fila para a largada da primeira bateria, disputada no mesmo dia. Na corrida, o capixaba manteve um ritmo sólido e cruzou a linha de chegada na sexta posição da Mirim Rookie.
No sábado (13), outras duas baterias completaram a programação da categoria. Miguel mostrou evolução ao longo do dia, conquistando o terceiro lugar na segunda prova e finalizando a terceira bateria na sétima posição. Com a soma dos resultados, o piloto fechou a etapa em sexto lugar no pódio da Mirim Rookie e assegurou um Top 5 na classificação final da sua categoria na Copa São Paulo Light.
“Na segunda prova eu fui melhor, ainda mais porque tava chovendo. Foi bem difícil, mas fiquei muito feliz de conseguir um troféu e terminar bem o campeonato”, comemorou Miguel.
Para Joaquim Emerick, o desafio em Interlagos foi em dose dupla. Campeão antecipado da Cadete Rookie desde a nona etapa do Paulista Light, ele chegou à final determinado a buscar bons resultados também na Mini, além de confirmar mais um pódio na Cadete. Na primeira bateria da Cadete, após largar abrindo a quarta fila no grid geral, mas na pole position da Rookie, Joaquim fez uma corrida consistente e venceu entre os estreantes, seu melhor resultado no fim de semana.
“Eu consegui ganhar o Light na nona etapa, mas agora também tinha o Campeonato Paulista. Seria muito legal ganhar mais um troféu”, comentou Joaquim, animado com a chance de ampliar a coleção ao fim da temporada.
Nas duas provas de sábado pela Cadete, Joaquim enfrentou dificuldades com toques de adversários, que o jogaram para o fim do grid na segunda bateria e o impediram de completar a terceira corrida da categoria. Mesmo assim, o capixaba fechou a etapa na quarta posição entre os Rookies, garantindo mais um troféu e reforçando o título conquistado ao longo do ano.
Pela categoria Mini, Joaquim largou da décima primeira posição na primeira corrida e fez uma prova consistente para receber a bandeirada em oitavo. No entanto, as duas provas do dia seguinte foram mais complicadas. Após terminar a segunda bateria em décimo primeiro, ele acabou abandonando a última corrida na nona volta, depois de um toque que resultou em uma batida na barreira de pneus. O impacto chegou a quebrar o spoiler traseiro de seu capacete, mas, felizmente, Joaquim saiu ileso.
“A primeira e a terceira prova da Mini foram com pista molhada, foi muito difícil. Ainda teve os toques, mas eu aprendi bastante esse ano nessa categoria”, avaliou Joaquim Emerick.
Com o encerramento do Paulista Light, Miguel e Joaquim Emerick fecham 2025 com motivos de sobra para comemorar. Joaquim confirmou o título da Cadete Rookie, enquanto Miguel terminou entre os principais nomes da Mirim Rookie. Um saldo positivo que marca o início das férias, mas já com o pensamento voltado para 2026, temporada que promete novas conquistas e boas novidades para a dupla do Espírito Santo no kartismo brasileiro.





