O Senac de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, está com inscrições abertas para o curso de Barista, voltado à formação de profissionais especializados em café e seus derivados. A matrícula e o estudo são inteiramente de graça, pois a qualificação é ofertada por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), instrumento de inclusão produtiva para pessoas pertencentes a famílias de baixa renda. As vagas são limitadas.
Os pré-requisitos são o Ensino Médio completo e a idade mínima de 18 anos. Os interessados podem se inscrever pelo site do Senac-ES ou na Unidade de Educação Profissional do município (Av. Domingos Perim, 988, bairro Providência), de segunda a sexta, das 8h às 20h. No ato da matrícula, deverão ser apresentados o CPF, o RG e o comprovante de residência. Informações pelos telefones: (27) 3546-8755 e (27) 99654-1247 (WhatsApp).
Dividida em duas turmas, a qualificação terá 160 horas e ocorrerá de segunda a sexta, à tarde (das 13h às 17h) e à noite (das 18h às 22h). As aulas vão começar no próximo dia 26 e terminam em 30 de março.
“O mercado de cafés especiais cresce de forma consistente no Brasil e no Espírito Santo, exigindo profissionais cada vez mais qualificados. Ao ofertar o curso de Barista, o Senac reafirma seu papel de conectar educação profissional e mundo do trabalho, preparando alunos para atuar desde o preparo técnico das bebidas até o atendimento ao cliente, com foco em qualidade, inovação e oportunidades reais de inserção profissional”, afirma Naiara Bolzan, Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Venda Nova do Imigrante.
Sobre o curso
O barista é o profissional especializado no preparo de cafés, dominando técnicas de moagem, extração, degustação, latte art (técnica de criação de desenhos em superfícies de bebidas com café e leite vaporizado) e elaboração de bebidas à base de café. Atua com foco na qualidade, sabor e apresentação da bebida, além de possuir conhecimentos sobre a história do café, os tipos de grãos, e os processos de plantio, colheita, torra e moagem.
Esse profissional pode trabalhar em cafeterias, padarias, restaurantes, hotéis, bares e outros estabelecimentos que servem café, mantendo um bom relacionamento com clientes, colegas e fornecedores. Demonstra postura ética, comunicação assertiva, criatividade e dinamismo. Formado pelo Senac-ES, o barista tem como marcas formativas: domínio técnico, visão crítica, atitude empreendedora, autonomia digital e responsabilidade socioambiental. A ocupação pertence ao eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, no segmento de Gastronomia.
“A metodologia é aprender fazendo, e as aulas são mais de 70% práticas. Na fase final do curso, os alunos terão a oportunidade de elaborar, por meio do Projeto Integrador, um modelo completo de cafeteria, com documentação fictícia, manual de boas práticas, procedimentos operacionais padrões (POPs) e planilhas. Nessa etapa, eles também terão de definir nome e marca, carta de café e harmonização com bolos e tortas, além de criarem drinques de assinatura”, explica a instrutora do curso, Lucia Helena Barros Penna.



