Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Inscrições abertas para Circuito Bravamar, a primeira expedição de jet ski do ES

Inscrições abertas para Circuito Bravamar, a primeira expedição de jet ski do ES

O Espírito Santo vai sediar, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025, a primeira edição do Circuito Bravamar – Raízes do Manguezal, que promete unir esporte, cultura, turismo e preservação ambiental em um grande movimento. A competição será inédita no estado e terá como cenários Vitória e Aracruz, valorizando desde o maior manguezal urbano da América Latina até tradições seculares como a banda de Congo.

As inscrições já estão abertas e seguem no segundo lote, ao valor de R$ 5 mil, disponíveis pelo site www.circuitobravamar.com.br. Serão apenas 50 vagas para competidores de todo o Brasil, que terão direito a hospedagem, alimentação, combustível, participação em experiências culturais e acesso a todos os shows do evento durante os quatro dias de programação.

Segundo Maiara Rodrigues, uma das organizadoras do circuito, o Bravamar nasce para além da disputa esportiva:

“O nosso diferencial é a preocupação com o meio ambiente e a valorização da cultura capixaba. Queremos mostrar que o turismo náutico pode andar de mãos dadas com a preservação e com experiências que só o Espírito Santo pode oferecer”.

A programação prevê provas de resistência, habilidade e técnica. Nos dois primeiros dias do evento, os pilotos enfrentam a expedição Vitória–Aracruz, ida e volta, em um percurso de longa duração. São 60 quilômetros de navegação por trecho, totalizando 120 km de pura resistência, com uma parada para aproveitar as experiências turísticas de cada cidade.

Já no terceiro dia, será a vez da competição na Ilha das Caieiras, em Vitória. Este é o único dia em que o público poderá acompanhar de perto a adrenalina dos jeteiros em arquibancadas montadas especialmente para o evento, com acesso gratuito. O último dia fica por conta da volta na ilha de Vitória com atividades interativas e recreativas.

As categorias serão definidas de acordo com a potência das embarcações, como 130, 170 e 300 cilindradas, de forma a tornar o evento mais acessível aos diferentes perfis de competidores. “Nem todos conhecem os termos técnicos, então preferimos facilitar e classificar pela potência do jet, para que todos possam compreender melhor”, explica Júnior Carvalho, também organizador e diretor técnico do circuito.

Experiência imersiva

Além da competição, o Bravamar reserva experiências únicas para os atletas. Entre elas, a gastronomia capixaba com a tradicional moqueca, pratos indígenas e sabores locais, além de manifestações culturais como o congo de Aracruz – com destaque para o grupo mais antigo do Brasil, fundado no século XVIII.

Outro eixo fundamental é a sustentabilidade. O projeto terá ações de educação ambiental e recolhimento de resíduos no entorno do manguezal, além de contar com um plano de gerenciamento de emergência de R$ 54 mil para garantir a segurança das operações.

“O nome ‘Raízes do Manguezal’ não foi escolhido à toa. Queremos que os competidores e o público se conectem à importância desse ecossistema para nossa identidade e preservação”, completa a produtora.

A Coluna Toque de Classe tem o patrocínio de: