Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre levou cores e emoção ao céu de Baixo Guandu

Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre levou cores e emoção ao céu de Baixo Guandu

Competição realizada no último final de semana reuniu 75 pilotos do Brasil e do exterior, na Rampa do Monjolo, considerada referência para a prática do esporte no Espírito Santo

A etapa final do Campeonato Capixaba de Voo Livre proporcionou uma experiência única para público e competidores, no último final de semana, em Baixo Guandu, no noroeste do Estado. Reconhecida como a Capital Estadual do Voo Livre, a cidade recebeu cerca de 75 pilotos do Brasil e do exterior para o 5º Open Monjolo, uma realização da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG), em conju nto com a Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL).

A Rampa do Monjolo, considerada referência para a prática do esporte no Espírito Santo, foi o palco de um show de emoção e adrenalina que premiou os pilotos com prêmios em dinheiro e troféus. Somando-se a pontuação nas etapas de Pancas, Alfredo Chaves e Baixo Guandu, o piloto Vinicius Bianchi Malacarne sagrou-se o campeão capixaba de voo livre de 2025.

Os outros atletas que subiram ao pódio foram, respectivamente, Eduardo Machado Baldi, Ruy Gonçalves Coelho, Lucas Porto e Murilo Kiefer Xavier. Na categoria feminina, o título ficou com Marina Olexina, e o segundo lugar com Micheli Sossai.

Já o 5º Open Monjolo teve como vencedor Eduardo Machado Baldi, com as demais premiações, na ordem, para Ruy Gonçalves Coelho, Vinicius Bianchi Malacarne, Rony Payer Carminati e Mateus Faria Tiburcio. Na categoria feminina, Marina Olexina ficou em primeiro lugar, com Micheli Sossai na segunda colocação.

Juntamente com a emoção dos voos, o evento contou com música ao vivo e atrações culturais, movimentando o turismo de aventura, a rede hoteleira e a geração de renda no município.

Chave de ouro

Para o presidente da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu, Raney de Freitas, o 5º Open Monjolo fechou o circuito estadual com chave de ouro.

“Devido à sua natureza privilegiada, a Rampa do Monjolo é considerada uma das melhores do mundo para competição de parapente. O Monjolo está para o voo livre assim como o Maracanã está para o futebol, e sempre com o foco na valorização do piloto, que é o principal artista do evento”, comenta Raney.

Segundo o presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eucleber Janes Ferreira, o ano de 2025 registrou grandes avanços para o esporte no Espírito Santo:

“Tivemos três etapas concorridas, com a participação de pilotos do Brasil e do exterior, recordes sendo quebrados, pilotos capixabas se destacando em nível nacional e o apoio de vários parceiros que acreditam no potencial do voo livre para o fortalecimento do turismo de aventura no Espírito Santo”.

Calendário 2026

O calendário do Campeonato Capixaba de Voo Livre de 2026 já está definido: as etapas vão acontecer de 2 a 5 de abril, em Pancas; de 9 a 12 de julho, em Castelo; e de 5 a 12 de setembro, com a grande final do Campeonato Brasileiro de Parapente, em Baixo Guandu.

Confira os resultados:
Campeonato Capixaba de Voo Livre – pontuação final

Vinicius Bianchi Malacarne
Eduardo Machado Baldi
Ruy Gonçalves Coelho
Lucas Porto
Murilo Kiefer Xavier

Feminino

Marina Olexina
Micheli Sossai

5º Open Monjolo

Eduardo Machado Baldi
Ruy Gonçalves Coelho
Vinicius Bianchi Malacarne
Rony Payer Carminati
Mateus Faria Tiburcio

Feminino

Marina Olexina
Micheli Sossai

Os resultados de todas as categorias estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Voo Livre: https://www.cbvl.esp.br/.

A Coluna Toque de Classe tem o patrocínio de: