Na mesma semana do Campeonato Brasileiro de Surfe, o Espírito Santo vai receber o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro. A última etapa feminina do Circuito Mundial, que acontece entre os dias 11 e 21 de setembro, definirá as campeãs da temporada nas categorias Profissional, Pro Junior e Máster. As disputas serão realizadas na Praia de Jacaraípe, na Serra.
A etapa capixaba do Mundial vai contar com cerca de 120 bodyboarders de mais de 10 países e premiação total de 45 mil dólares (R$ 250 mil). A atual líder do ranking, Alexandra Rinder, da Áustria, estará em busca do título de 2025, assim como a japonesa Namika Yamashita, segunda do mundo, e a portuguesa Joana Schenker, número 3.
Ao lado delas, quatro brasileiras do top 10 Profissional: as capixabas Maylla Venturin (quinta do ranking), Neymara Carvalho (sexta) e Bianca Simões (oitava), e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana (décima). Alexandra, Joana, Neymara e Maíra – atual campeã – já comemoraram títulos mundiais. Namika vem ao Brasil em busca de sua primeira conquista.
Portugal terá, também, Luana Dourado e Catarina Souza – segunda colocada no ranking da Máster, atrás apenas da brasileira Mariana Nogueira – campeã do evento em 2024. Na Pro Junior, presença confirmada da chilena Constanza Souto.