Com programação religiosa, cortejos marítimos e celebrações culturais, a tradicional festa do padroeiro dos pescadores reforça a identidade e a fé dos capixabas
Uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas da capital capixaba, a Festa de São Pedro volta a movimentar a comunidade pesqueira de Vitória entre os dias 27 e 30 de junho, com programação religiosa, cortejos marítimos, celebrações culturais e atividades que reforçam o orgulho e a devoção das famílias que vivem do mar.
Celebrado como padroeiro dos pescadores, São Pedro representa mais que fé: simboliza resistência, herança e a identidade de um povo que construiu parte da história de Vitória com as redes nas mãos e os olhos no horizonte. A festa, realizada pela Associação de Pescadores, em parceria entre a Prefeitura de Vitória, acontece anualmente.
“Não é só uma festa religiosa. É o momento em que nossa história, fé e ofício ganham voz. É quando o pescador é lembrado como um pilar da cidade”, afirma Álvaro Martins da Silva, presidente da Colônia de Pescadores de Vitória, mais conhecido como Alvinho.
A programação conta com missas, novenas, bênçãos às embarcações, além da tradicional procissão marítima, marcada para o domingo (30), quando dezenas de barcos enfeitados com bandeiras e flores cruzam as águas da baía de Vitória em um espetáculo visual de fé e beleza. O trajeto homenageia os pescadores que já partiram e reafirma a fé daqueles que todos os dias desafiam o mar.
Para a Igreja Católica, a festa reforça os laços entre espiritualidade e trabalho: “A devoção a São Pedro é profundamente ligada à vida cotidiana dessas comunidades. Celebrá-lo é também cuidar do espírito comunitário, da solidariedade e da esperança”, ressalta o Padre Dauri Batisti, da paróquia de São Pedro.
Além da dimensão religiosa, a festa valoriza a cultura popular com a tradicional festa na Praça do Papa, com apresentações e shows locais e nacionais, barraquinhas tradicionais da festa e atividades para toda a família.
A Festa de São Pedro é gratuita, aberta ao público e representa um convite para que todos se aproximem das raízes da capital. Entre fé e maré, o evento segue firme como expressão viva da alma marítima de Vitória.
Confira a programação completa:
27/06 – Sexta-feira
19h – Pagode e Cia.
21h – Ciel Rodrigues.
28/06 – Sábado
18h – Apresentação de quadrilha.
19h – Carol & Priscila.
21h – Alemão do Forró.
29/06 – Domingo
08h – Missa na Igreja São Pedro (Enseada do Suá).
09h – Procissão terrestre da igreja São Pedro até a Praça do Papa.
10h – Procissão Marítima.
13h – Eduardo Santos (show na praça de alimentação).
14h30 – Suelen Nascimento (show na praça de alimentação).
16h – DJ Lukão (show na praça de alimentação).