Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Cristo Redentor ganha versão sensorial e inclusiva em souvenir da Eureka

Cristo Redentor ganha versão sensorial e inclusiva em souvenir da Eureka

Com criação capixaba, bastidor magnético une arte, acessibilidade e identidade brasileira e busca reconhecimento nacional como souvenir cultural

Quem viaja e quer levar uma lembrança do lugar visitado agora pode fazer isso de forma diferente, com mais significado. O Bastidor Magnético é uma releitura inovadora dos souvenires tradicionais: une design, música, acessibilidade e poesia em uma experiência sensorial e afetiva que conecta o visitante à identidade cultural do destino. A proposta é resultado do encontro entre o capixaba Pablo Carneiro e a carioca Beatriz Barbosa, que juntos criaram o Grupo Eureka, uma iniciativa que aposta na arte como ponte entre pessoas, territórios e histórias.

O produto ganhou ainda mais força ao conquistar o licenciamento oficial do Santuário do Cristo Redentor, um dos maiores símbolos do Brasil e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A partir dessa chancela, a Eureka desenvolveu uma linha exclusiva do bastidor, produzida com madeira de reflorestamento, certificada pelo IBAMA por meio do Documento de Origem Florestal (DOF).

Mais do que decoração, o bastidor é pensado como uma vivência cultural. Cada peça traz identidade visual de destinos turísticos brasileiros, poemas autorais, QR Code com músicas originais e recursos de acessibilidade, como versão em braille e informações bilíngues, tornando o souvenir uma obra inclusiva, sensível e educativa e sem contar o fortalecimento da economia criativa e conectado diretamente com arte midiática.

Elo emocional

As composições musicais autorais, que exaltam o pertencimento estão disponíveis nas plataformas digitais, reforçam o elo emocional com o lugar visitado. Fé e brasilidade são os temas das canções criadas para complementar a experiência e tornar a lembrança ainda mais afetiva.

“Criamos um produto que fala com todos os sentidos. Um souvenir que não apenas representa um lugar, mas conta a história com arte e verdade”, afirma Pablo Carneiro. “A arte é um agente de transformação, e o bastidor é a nossa expressão em mostrar isso ao mundo, com respeito, inclusão e originalidade”, complementa Beatriz Barbosa.

Além do Rio de Janeiro, onde começou com o Cristo Redentor, o projeto já está em expansão por outros destinos turísticos emblemáticos do Brasil. A Eureka já desenvolve bastidores com músicas e pinturas exclusivas para Fernando de Noronha, Olinda, Recife e Porto de Galinhas. Todas essas ações já foram iniciadas, com previsão de comercialização nos principais pontos turísticos e culturais dessas regiões.

A proposta é que cada localidade possa ter seu próprio bastidor, com símbolos que representam sua cultura, fé e identidade. Para isso, a Eureka busca parcerias com secretarias estaduais e municipais de Cultura e Turismo, instâncias regionais, o IPHAN e o Ministério da Cultura, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo sua integração com políticas públicas de valorização do patrimônio cultural brasileiro.

A Eureka tem loja física em Guarapari, cidade com o maior fluxo turístico do Espírito Santo, e presença ativa no Rio de Janeiro, com atuação em pontos turísticos, feiras, aeroportos e eventos culturais. A marca também está em expansão nacional, buscando reconhecimento como o souvenir mais cultural do Brasil.

O grupo atua em sintonia com políticas públicas de cultura e turismo, é parceiro do SEBRAE e está registrado no Cadastur. Estados e instituições interessados em fazer parte dessa rede cultural podem entrar em contato diretamente com o Grupo Eureka pelo Instagram: @eureka.art.br, e-mail: eureka.art.br@gmail.com ou telefone (27) 99610-2001.