Apresentações começam nesta sexta (28), na Serra, e vão passar pelo Parque Botânico Vale, Parque da Prainha, Estação Conhecimento Serra e Praia do Canto, com entrada gratuita
Seguindo a tradição natalina, os grupos de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo vão celebrar o nascimento de Jesus em uma série de cantatas na Grande Vitória. A agenda começa na próxima sexta-feira, 28 de novembro, no Parque da Cidade da Serra, e vai se estender até 13 de dezembro, com apresentações no Parque Botânico Vale, Parque da Prainha, Estação Conhecimento Serra e na Praia do Canto, em Vitória.
As ações são gratuitas e têm patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura.
As cantatas contam com a participação dos grupos de coros do Vale Música – Coral Infantojuvenil, Coral Juvenil e Coral Jovem – sob a regência de Max Michel Alves e Luana Shaeffer.
O repertório do Coral Infantojuvenil reunirá clássicos que atravessam gerações, como “Noite Feliz”, de Franz Xaver Gruber; e “It’s Beggining to Look a Lot Like Christmas”, de Meredith Willson. Juntamente com essas obras tradicionais, o grupo vai apresentar composições contemporâneas da MPB, como “Quem sabe isso quer dizer amor”, de Lô Borges e Márcio Borges, sucesso na voz de Milton Nascimento, e “Natal Brasileiro”, de Ana Luiza Geus e Marcos Monteiro, com arranjo de Daniel Oliveira.
Ritmos brasileiros
Por sua vez, o Coral Juvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música vão percorrer a diversidade de ritmos brasileiros a partir de composições de Gilberto Gil (“Andar com fé”), Milton Nascimento e Fernando Brant (“Bola de meia, bola de gude”) e Jorge Ben Jor (“Natal Brasileiro”). Outro destaque do repertório é “Jazz Jingle Bells”, adaptação para o jazz do clássico “Jingle Bells”, de James Lord Pierpont.
A Cantata é um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental e, às vezes, também com coro. Este gênero teve origem nos madrigais medievais e surgiu para se diferenciar das tocatas, que eram peças unicamente instrumentais.
Cantatas do Vale Música:
- Data: 28 de novembro – Coral na Serra
Coral Juvenil Vale Música e Coral Jovem Vale Música
Horário: 19h
Local: Parque da Cidade – R. Anchieta, Serra – ES
Regência: Max Michel Alves
Formação: Coro e Piano - Data: 06 de dezembro – Coral no Parque Botânico Vale
Coral Infantojuvenil Vale Música
Horário: 11h
Regência: Luana Shaeffer
Local: Parque Botânico Vale – Av. dos Expedicionários, s/n – Jardim Camburi, Vitória – ES
Formação: Coro, Piano e Cordas - Data: 06 de dezembro – Coral Prainha
Coral Juvenil Vale Música e Coral Jovem Vale Música
Horário: 19h
Local: Parque da Prainha, Av. Antônio Ferreira de Queirós, Prainha, Vila Velha
Regente: Max Michel Alves
Formação: Coro, Piano, Guitarra, Baixo e Bateria - Data: 12 de dezembro – Natal EC
Coral Infantojuvenil Vale Música e Coral Juvenil Vale Música (matutino)
Horário: 19h
Local: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, s/n – Cidade Continental-Setor Europa, Serra – ES
Regência: Max Michel Alves
Formação: Coro e Piano - Data: 13 de dezembro – Coral na Praia do Canto
Coral Juvenil Vale Música e Coral Jovem Vale Música
Horário: 11h
Local: Av. Rio Branco, 1.517, Praia do Canto, Vitória – ES (calçada da Vitória Sports)
Regência: Max Michel Alves
Formação: Coro e Piano
Patrocínio: Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura
Conheça os Corais do Vale Música:
Coral Infantojuvenil Vale Música
Em atividade desde 2013, o Coral Infantojuvenil Vale Música conta com 70 coralistas de 09 a 13 anos, possibilitando a participação de todos os alunos que ingressam no Vale Música Espírito Santo, unindo os núcleos da Estação Conhecimento Serra e do Parque Botânico Vale.
Com regência de Max Michel Alves, o grupo apresenta-se com repertório diversificado, baseado na música popular brasileira, e teve a oportunidade de dividir o palco com Milton Nascimento e Ivan Lins. Outras apresentações de destaque foram o Concerto “O Mundo Encantado da Disney”, em 2018; o Concerto “O Sítio do Picapau Amarelo”, em 2019; e o concerto “Estórias dos Bichos”, em 2022.
Coral Juvenil Vale Música
Formado em 2018, o Coral Juvenil Vale Música reúne 110 alunos com faixa etária de 12/13 a 17 anos, sob a regência de Max Michel Alves. O repertório do grupo é escolhido cuidadosamente para coralistas em transição na adolescência e contempla a música popular brasileira, com arranjos para vozes em mudança vocal a três vozes. O grupo foi uma das atrações do Concerto de Coros Vale Música, realizado em julho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.
Coral Jovem Vale Música
Em atividade desde 2013, o Coral Jovem Vale Música realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.
Os alunos do grupo também brilharam nas homenagens a Rita Lee, Raul Seixas e no espetáculo “Tropicália”. Outro concerto de destaque foi “Homenagem ao Clube da Esquina”, apresentado com o cantor e compositor Flávio Venturini na Festa da Penha de 2025. Seu repertório contempla música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança. A regência é de Max Michel Alves.
Sobre o Instituto Cultural Vale:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
Sobre o Programa Vale Música:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o Projeto Vale Música ES:
Iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 350 beneficiários, de 07 a 29 anos, nos núcleos de Cidade Continental, em Serra, e no Parque Botânico Vale, em Vitória.
O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nasciment o, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta.
As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.



