Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Copa Brasil: Joaquim Medeiros conquista terceiro lugar e coloca o Espírito Santo no pódio nacional

Copa Brasil: Joaquim Medeiros conquista terceiro lugar e coloca o Espírito Santo no pódio nacional

Piloto capixaba supera adversidades durante a competição em Aracaju e garante posição de destaque na categoria Mirim.

O automobilismo do Espírito Santo está em festa com o pódio de Joaquim Medeiros (English Universe / Valor Investimentos / Audi Center Vitória / Jump Trampolim Park / Equipe: Marquinhos Performance / Coach: Caio Miguel – Race Data), da categoria Mirim, no Grupo 1 da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. A competição nacional, que depois do Campeonato Brasileiro é a mais importante do kart no país, foi realizada na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), e rendeu ao piloto capixaba uma conquista histórica para o estado.

O capixaba Joaquim Medeiros provou por que é um dos principais pilotos da categoria Mirim no Brasil nesta temporada, subindo ao pódio na terceira colocação após uma disputa intensa no traçado sergipano. O resultado representa uma evolução significativa em relação à temporada passada, quando o piloto terminou em oitavo lugar na final da Copa Brasil de 2024.

Após uma semana exaustiva de treinos livres, a programação da Copa Brasil de Kart reservava a tomada de tempo na sexta-feira (25) para definição do grid de largada da primeira prova classificatória. Com a marca de 56seg304, Joaquim já demonstrava seu talento, conseguindo um lugar na segunda fila, na terceira colocação, se estabelecendo como um dos favoritos para a disputa do pódio.

No sábado (26), aconteceram as duas corridas classificatórias que definiriam as posições de largada para a grande final. Na primeira prova, Medeiros chegou a assumir a liderança na volta um, mostrando o ritmo competitivo. Contudo, com um rendimento abaixo do esperado no decorrer da corrida, com uma falha do motor nas retas de alta, acabou cruzando a linha de chegada em sexto lugar, resultado que ainda o mantinha em condições de brigar pelo pódio.

A segunda classificatória foi muito mais complicada para Joaquim, que recebeu 15 segundos de penalizações do comissários por queima de largada e desarme do painel frontal, tempo a mais que comprometeu sua performance e o fizeram fechar a prova na parte de trás do grid. O resultado adverso criou um cenário desafiador para a corrida decisiva.

Neste domingo (27), dia da grande decisão do campeonato, o representante do Espírito Santo teria que fazer uma corrida de recuperação, largando da nona posição. Com ultrapassagens espetaculares que demonstraram sua habilidade e determinação, já na segunda volta Joaquim havia recuperado três posições e estava em sexto lugar, provando que não desistiria facilmente da briga pelo pódio.

A escalada continuou de forma impressionante, e na nona volta o piloto capixaba alcançou a terceira posição, entrando definitivamente na zona de premiação. Apesar de não conseguir superar o ritmo dos dois primeiros colocados, Joaquim manteve a posição e recebeu a bandeirada em terceiro lugar, resultado muito comemorado por ele, pela família e pela equipe que o acompanha.

“Estou muito, muito feliz com esse resultado. A Copa Brasil não é uma competição fácil, eu tive problemas todos os dias com o motor e isso me atrapalhou muito, na tomada, nas classificatórias e na final, hoje. Mas conseguir chegar no pódio em terceiro é uma grande conquista. Agora é comemorar”, declarou Joaquim Medeiros, demonstrando a alegria e satisfação com o resultado obtido na pista sergipana.

“Essa Copa Brasil foi uma luta pra nós. Na tomada de tempo, Joaquim foi estratégico. Ele sabia que não tinha motor para fazer a pole e buscou um alvo para andar no vácuo, pra conseguir ter um resultado melhor. Largando em nono, ele precisou usar toda habilidade pra ultrapassar rápido e não deixar os ponteiros se distanciar. Veio fazendo volta atrás de volta, o mais rápido possível. Pra ter uma diferença mínima dos ponteiros, que estavam se empurravam. Joaquim, pelo contrário, andou sozinho o tempo todo pra buscar esse resultado. Estamos muito felizes e orgulhosos do piloto que ele é”, falou orgulhoso Leonardo Medeiros, pai de Joaquim.

Após as comemorações pelo pódio na Copa Brasil em Aracaju, Joaquim já se prepara para o retorno à Copa São Paulo Light de Kart, competição na qual é o líder da categoria Mirim. Além do início da preparação para o 60º Campeonato Brasileiro, em Santa Catarina. No primeiro momento, o piloto capixaba volta suas atenções para manter sua liderança no campeonato paulista, buscando consolidar uma temporada 2025, que projeta o Espírito Santo no cenário nacional do kartismo brasileiro.

A Coluna Toque de Classe tem o patrocínio de: