Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Caravana Transpetro Ubu em Movimento segue movimentando a cena cultural capixaba

Caravana Transpetro Ubu em Movimento segue movimentando a cena cultural capixaba

Com mais de 115 apresentações, a peça já percorreu 20 estados e agora chega ao 21º, o Espírito Santo.

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento está a pleno vapor no Espírito Santo, onde encerra uma circulação nacional, que percorreu diversas regiões do país levando arte e cultura a diferentes comunidades. Com programação totalmente gratuita, o projeto promove apresentações do espetáculo de teatro de rua “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, dos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, em Vitória e Aracruz, marcando o encerramento da turnê em solo capixaba.

Em Vitória, a montagem será apresentada nesta sexta-feira (17), às 19 horas, em Maria Ortiz, e no sábado (18), às 10 horas, no Parque Moscoso, como parte da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – FENATEVI 2025.

Já em Aracruz as apresentações vão acontecer, às 19h30, neste domingo (19), na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, e no mesmo horário na segunda-feira (20), na Praça da Amizade, em Coqueiral.

“Com mais de 115 apresentações, a peça já percorreu 20 estados e agora chega ao 21º, o Espírito Santo. Essa trajetória tem sido riquíssima, não só pela diversidade cultural que encontramos, mas também pelas diferentes respostas do público, que fazem o espetáculo crescer a cada nova experiência”, destaca o diretor Fernando Yamamoto.

O diretor reforça que a Caravana Transpetro Ubu em Movimento tem como propósito valorizar o teatro popular, de rua e comunitário, rompendo com a lógica colonizada do teatro de sala. “Buscamos democratizar o acesso à arte, construir uma relação horizontal com o público e reafirmar que o teatro pertence a todos, não a uma elite intelectual”, afirma Fernando Yamamoto.

Inspirada em Ubu Rei, de Alfred Jarry, a peça transporta os personagens Pai e Mãe Ubu para Embustônia, um país fictício com ares latino-americanos, onde seguem em sua sátira sobre poder e ambição. Desde sua estreia, em 2022, o espetáculo já soma mais de 100 apresentações no Brasil e passou por Colômbia e México.

As apresentações vão contar com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e abafadores de som para pessoas com TEA.

Ligação com o Espírito Santo

Fernando Yamamoto, que é um dos fundadores do grupo Clowns de Shakespeare, criado em 1993 em Natal (RN), destaca que o Espírito Santo é um estado com o qual a trupe tem uma relação muito especial. “Já estivemos aí diversas vezes, temos muitos parceiros e sempre recebemos uma resposta calorosa do público. Por isso, estamos muito felizes em retornar e com grande expectativa para essa nova passagem”, declara.

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento, patrocinada pela Transpetro via Lei Rouanet e realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, é um projeto dos grupos Clowns de Shakespeare, Facetas, Asavessa e Tayó Produções.