Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Capixaba Mariana Gesteira leva o bronze na natação paralímpica em Paris

Capixaba Mariana Gesteira leva o bronze na natação paralímpica em Paris

A nadadora capixaba Mariana Gesteira conquistou a medalha de bronze nos 100m nado costas da classe S9 nas Paralimpíadas de Paris 2024. Mariana cravou o tempo de 1min09s27, e conquistou sua primeira medalha nos jogos. Ela ainda volta à piscina nesta quarta-feira (04) para os 100 metros livre, e sábado (07) no revezamento 4×100 m livre.

Mariana é treinada pelo técnico Leonardo Miglinas. Ela é atleta do clube Álvares Cabral, de Vitória.

Como foi a prova

Mariana largou bem e chegou a liderar a primeira metade da prova, mas logo depois da virada para os últimos cinquenta metros, a americana Christie Raleigh acelerou e ultrapassou a capixaba. Nos últimos metros, a briga era braçada a braçada pela prata, com a espanhola Nuria Soto. Na batida na borda, a espanhola ficou na frente, com 1min09s24, e Mariana Gesteira apenas três centésimos atrás, com 1min09s27.

Além do ouro, a americana também bateu o recorde paralímpico com o tempo de 1min07s91.

Mariana nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e o equilíbrio. Aos 14 anos, iniciou a prática da natação, mas precisou interrompê-la devido a crises de desmaio. A capixaba retornou às piscinas em 2013 e já conquistou duas medalhas de bronze em Paralimpíadas: nos 100m livre, em Tóquio 2020, e nos 100m costas, em Paris 2024.

A Coluna Toque de Classe tem o patrocínio de: