A Maratona de Londres ficou marcada pelo novo recorde mundial feminino, batido pela queniana Peres Jepchirchir com o tempo de 2h16min16. Mas a prova realizada no domingo (21) foi histórica também para outro personagem, a capixaba Marina Passos Ramalhete.
Natural de Vitória e moradora de Serra, ela foi a melhor brasileira na classificação geral da tradicional prova, uma das seis mais importantes maratonas do mundo, junto com Chicago, Boston, Nova Iorque, Berlim e Tóquio — são as chamadas “6 Majors”.
Marina, 38 anos, completou os 42,195km de percurso em 2h54min04, quase 10 minutos à frente da segunda melhor brasileira na classificação geral, entre competidores amadores, Raquel Garcia, que fez 3h03min32. No total, 584 brasileiros correram a Maratona de Londres no domingo.
“Foram quatro meses e meio de preparação para esta prova, especificamente. Eu fazia triatlo, mas abandonei neste período pra me dedicar somente a essa corrida de longa distância. Meu treinador, Luiz Carlos Santos, montou todo o planejamento de treino pra esta prova. Eu treino com eles desde 2018, já tenho uma bagagem”, contou Marina.