O município de Aracruz consolidou sua tradição no xadrez estudantil durante os Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees). No torneio realizado no último sábado (20), na sede da Sesport, em Vitória, a delegação do município conquistou três medalhas e garantiu duas vagas para a etapa nacional.
A competição contou com a participação de 101 estudantes, sendo 21 representantes de Aracruz. O grupo competiu sob a orientação do professor Alessandro Camporez, que desenvolve o projeto de xadrez na Emef Ezequiel Fraga Rocha e na região há duas décadas.
Os grandes destaques da categoria infantil foram:
- Anna Moreira Andrade Preisigke (escola Espaço Livre) – Campeã
- Yasmim Pinheiro Ferreira (Emef Ezequiel Fraga Rocha) – Vice-campeã
- Emanuel Bandeira Marinho (Emef Ezequiel Fraga Rocha) – 3º colocado
Com os resultados de Anna e Yasmim, Aracruz assegurou duas das quatro vagas disponíveis para representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição nacional acontecerá em Brasília, na primeira semana de setembro.
Além do pódio, os enxadristas de Aracruz conquistaram posições expressivas entre o 4º e o 8º lugar. O município mantém o ritmo de preparação e já realiza, neste próximo sábado (27), a 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex).





