Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Academia Espírito-santense de Letras promove lançamento de livros no Centro de Vitória

Academia Espírito-santense de Letras promove lançamento de livros no Centro de Vitória

Evento que será realizado na próxima quarta, dia 30 de julho, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, marca o início das comemorações dos 104 anos de fundação da instituição

A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) inicia as comemorações dos seus 104 anos de fundação com uma noite de lançamento de obras literárias, que será realizada no dia 30 de julho, das 18h30 às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória.

Durante o evento, a instituição distribuirá ao público leitor, em geral, um total de sete títulos literários. Serão cinco livros e duas revistas, produtos de um convênio vigente desde 1990 entre a Prefeitura Municipal de Vitória – Secretaria de Cultura e a Academia Espírito-santense de Letras, como parte do projeto “Incentivo à Cultura”.

Fazem parte dos lançamentos a Revista da AEL, a Folha Literária e os volumes da Coleção Escritos de Vitória – “Causos de Vitória”; Coleção Roberto Almada – “Adelpho Poli Monjardim – Vida e Obra”; Coleção José Costa – “Saul de Navarro: A vida em sonhos”; Coleção José Costa: “Vento sul”, de Carmélia Maria de Souza; e a Coleção José Costa: “História da Província do Espírito Santo”, de Misael Ferreira Pena.

As comemorações dos 104 anos da AEL incluem outras ações, como o concurso “Eu li um autor capixaba”, instituído com o objetivo de reconhecer e premiar estudantes leitores de livros de autores do Espírito Santo. O concurso é destinado a alunos do ensino fundamental e médio de qualquer escola pública ou privada do Estado e premiará os vencedores com certificados, medalhas, revistas e livros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de agosto pelo e-mail euliumcapixaba@ael.org.br.

No dia 09 de setembro, a AEL realizará o 1º Fórum das Academias de Letras do Espírito Santo, com programação à tarde, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e à noite, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Centro de Vitória. E no dia 11 de setembro, das 18h30 às 21h, o Palácio da Cultura Sônia Cabral receberá a festa de comemoração dos 104 anos da instituição, com solenidade, apresentação musical, homenagens e entrega de placas comemorativas.

AEL: uma história centenária

Situada na Praça João Clímaco, 54, Centro, Vitória, Espírito Santo, a Academia Espírito-santense de Letras foi criada em 4 de setembro de 1921. Nela se congrega, desde a sua fundação, a representação da intelectualidade do Estado do Espírito Santo, incluindo escritores, poetas, juristas, professores, magistrados, cientistas, jornalistas e autores de gêneros literários diversos, com contribuição indelével para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória do nosso Estado. Trata-se de instituição literária com papel fundamental na pesquisa do manancial cultural e histórico do Espírito Santo, bem como na difusão dos autores capixabas, formação de novos leitores e escritores e promoção do acesso à literatura e aos mais diversos setores da sociedade espírito-santense.

Obras que serão lançadas:

Revista da AEL
Folha Literária
Coleção Escritos de Vitória “Causos de Vitória”
Coleção Roberto Almada: “Adelpho Poli Monjardim – Vida e Obra”
Coleção José Costa: “Saul de Navarro: A vida em sonhos”
Coleção José Costa: “Vento sul”, de Carmélia Maria de Souza
Coleção José Costa: “História da Província do Espírito Santo”, de Misael Ferreira Pena

  • Distribuição: gratuita
  • Realização: Academia Espírito-santense de Letras e Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Serviço

Lançamento de livros em comemoração aos 104 anos da Academia Espírito-santense de Letras (AEL)
Data
: 30 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30min às 21h
Local: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim
Endereço: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória