Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Projeto Abá Sepiákatu realiza formação audiovisual para população indígena

Projeto Abá Sepiákatu realiza formação audiovisual para população indígena

As inscrições para oficinas em Aracruz estão abertas. Filmes serão exibidos em evento nacional de cultura

Estão abertas até o dia 27 de fevereiro as inscrições para as oficinas formativas do projeto Abá Sepiákatu – Mostra Audiovisual Indígena, iniciativa voltada à formação de jovens e adultos indígenas das aldeias de Aracruz. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário online: https://docs.google.com. O início das atividades será no dia 5 de março.

O objetivo é selecionar participantes para as três oficinas audiovisuais que integram o projeto, que irá culminar na produção de curtas-metragens realizados pelos próprios participantes, a serem exibidos durante a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece entre 24 e 29 de março em Aracruz.

Cada oficina oferece 15 vagas e o preenchimento delas seguirá a ordem de inscrição. Em caso de alta procura, poderá ser formada lista de espera ou realizado redirecionamento para outras oficinas do projeto, conforme a organização.

O Abá Sepiákatu propõe a formação em técnicas audiovisuais com orientação de profissionais da área e mestres indígenas, estimulando o protagonismo juvenil, a valorização dos saberes ancestrais e a produção de narrativas sobre a natureza, a cultura e os desafios contemporâneos vividos pelas comunidades.

As oficinas abordarão Introdução ao Audiovisual, com foco em Linguagem e Território; Produção e Direção; e Edição e Finalização de Curtas-Metragens. Entre os professores está o cineasta tupinikim T-Kauê (Tiago Mateus), que já produziu diversos filmes a partir de seu território.

O projeto é realizado pelo Núcleo de Projetos da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG), e foi selecionado por edital da Prefeitura Municipal de Aracruz, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Mais informações também podem ser acompanhadas no Instagram: @aitg.indigena. Para dúvidas, também está disponível o telefone (27) 99669-1998.