A Serra foi palco, na noite da quinta-feira (11), de um dos eventos mais tradicionais e relevantes do calendário econômico capixaba: o XIX Prêmio Mérito Empresarial da Associação dos Empresários da Serra (ASES). Realizado no Steffen Centro de Eventos, o encontro reuniu empresários, lideranças políticas como o governador Renato Casagrande e o vice Ricardo Ferraço, para reconhecer empresas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo.
O evento recebeu mais de 810 pessoas e reforçou o papel da Serra como uma das cidades mais dinâmicas, inovadoras e competitivas do país.
A abertura foi feita pelo presidente emérito Fábio Junger que fez um balanço de sua gestão destacando projetos importantes como a entrega do projeto do centro cultural da Ases , criação do planejamento estratégico e apoio ao plano Serra 44+, Inova Serra e tantos outros que promovem a cada dia o associativismo e o desenvolvimento para a cidade.
Mérito Empresarial reconhece excelência, competitividade e visão de futuro
Em quase duas décadas, o Prêmio Mérito Empresarial consolidou-se como selo de reconhecimento às empresas e lideranças que impulsionam o desenvolvimento sustentável da Serra e do Espírito Santo.
Os ganhadores foram:
- Comércio: Raphael Ramalho Energia Solar – Raphael Ramalho
- Micro e Pequenas Empresas: Madalena Rodrigues Fraga Lorenção Arquitetura – Madalena Fraga
- Indústria: Maifredo Soluções em Embalagens – Jackley Maifredo
- Serviços: Provider Saúde e Segurança do Trabalho – Carlos César e Fernando César dos Anjos Sad
- Mulheres de Negócios: Priscila Lopes Peisino – Andrade Energia Solar
As vencedoras representam segmentos fundamentais para o dinamismo econômico do município e refletem a capacidade de inovação, competitividade e geração de empregos que caracterizam o ambiente empresarial da cidade.
O ponto alto da cerimônia foi a homenagem ao empresário Nailson Dalla Bernardina, presidente emérito do Espírito Santo em Ação, reconhecido por sua contribuição histórica à governança pública, ao planejamento estratégico estadual e à articulação institucional.
O homenageado agradeceu a honraria falando de sua paixão pelo cooperativismo. E lembrando dos avanços realizados nos últimos anos através das iniciativas do ES em Ação, sendo um dos últimos o Plano ES500 anos para que o Estado siga competitivo, vibrante é um melhor estado para se viver.
Além da premiação, a noite marcou um momento histórico para a entidade: a posse da nova diretoria da ASES para o biênio 2025–2027, que, pela primeira vez em 47 anos, tem uma mulher ocupando a presidência.
A empresária Leonelle Lamas, que há quase duas décadas integra a associação, assumiu o comando da instituição com uma trajetória marcada pela atuação no marketing, comunicação visual, vendas e gestão empresarial. Dentro da ASES, foi associada, diretora de relacionamento com o associado e vice-presidente, além de responsável pelo fortalecimento e expansão do programa ASES Mulher, hoje uma das iniciativas institucionais de maior engajamento.
Leonelle em seu discurso agradeceu as diretorias anteriores e se comprometeu em fazer da Ases uma associação ainda maior e mais forte. A presidente lembrou do momento importante que o Estado está vivendo com grandes lideranças femininas em atuação.
“Hoje, o nosso Estado celebra mulheres ocupando cargos institucionais de enorme relevância, como a presidência da OAB-ES, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho, a presidência do Tribunal de Justiça e tantas outras,” reforça Leonelle, que lembrou ainda que as mulheres estão assumindo cargos importantes e que o Espírito Santo está pronto para valorizar competências, independentemente de gênero.
A nova presidente falou de sua trajetória empresarial e dentro da Associação, lembrou da grandiosidade da Serra para o Espírito Santo e assume com a missão de ampliar a integração entre o setor produtivo, o poder público, as universidades e as lideranças empresariais de forma aberta e colaborativa, estimulando inovação, capacitação e novos investimentos no município.
“Quero reafirmar que faremos um mandato aberto, com escuta ativa, colaboração, planejamento e construção conjunta. A ASES sempre foi maior quando caminhou unida — e será ainda mais forte quando cada associado se sentir parte de um movimento de transformação, representatividade e crescimento. O associativismo é atitude e ação: é acreditar que, juntos, somos mais capazes do que isolados” finalizou Leonelle.
Confira a nova Diretoria da ASES – Biênio 2025/2027
- Presidente: Leonelle Lamas – Divulgue Outdoor & Comunicação Visual
- Vice-Presidente: Rafael Ribeiro – Viminas
- Diretora Administrativo-Financeiro: Schirley Andressa Zamprogno Pereira Miranda – Sicoob
- Diretora de Eventos e Educação: Jaqueline Bertranda Ferreira – JC Consultoria
- Diretor de Relação com o Associado: Vitor Aguiar Corteletti – Super Estágios
- Diretor de Tecnologia e Inovação: Jardel Prata Ferreira – B&F Consultoria
- Diretor Jurídico e Compliance: Giulio Cesare Imbroisi – Giulio Imbroisi Advogados Associados
- Diretora de Obras e Infraestrutura: Rosa Maria Picoli – D&R Arquitetura
- Diretor de Governança e Estratégia: Kleber Pereira Alves – Grupo JOBZ
Conselho Fiscal – Titulares: Bernardo Enne (ArcelorMittal), Lucilane Medeiros (Ambiental Serra), Marcelo Rosas (Meridional Serra)
Conselho Fiscal – Suplentes: Vinícius Batista Franco Emerick (Escola Múltipla), Juliana Ottoni Tommasi (Laboratório Tommasi), Whilzilene dos Santos Gonçalves (Vale)
Sobre a ASES
Com 47 anos de atuação, a Associação dos Empresários da Serra (ASES) é uma das instituições empresariais mais influentes do Espírito Santo. A entidade articula ações que fortalecem cadeias produtivas, estimulam a cooperação, fomentam inovação e consolidam a Serra como um dos maiores pólos econômicos do país.



