Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - Jornalista Jonas Reis é eleito presidente da Academia Espírito-santense de Letras

Jornalista Jonas Reis é eleito presidente da Academia Espírito-santense de Letras

Escolha da nova diretoria da instituição se deu em votação de consenso para sucessão da presidente Ester Abreu Vieira de Oliveira, cujo mandato termina no dia 19 de dezembro

A Academia Espírito-santense de Letras elegeu nesta segunda-feira o jornalista Jonas Reis para presidir a instituição no triênio 2026-2028. O novo presidente integra a Academia há apenas três anos e sua escolha se deu em votação de chapa de consenso para sucessão da presidente Ester Abreu Vieira de Oliveira, cujo mandato termina no dia 19 de dezembro.

Capixaba nascido no interior de Colatina, Jonas Reis, de 72 anos, é também advogado e escritor, autor, entre outras obras, do livro Viagem à alma do Brasil e do infantojuvenil A lenda do lagarto azul. Ele ingressou na Academia em setembro de 2022, após se aposentar no Tribunal de Contas do Estado, onde chegou por concurso público e foi secretário geral das sessões. Antes disso, teve longa carreira no jornalismo, tendo atuado nos principais veículos de comunicação do Estado como repórter, redator e editor. O trabalho desenvolvido na imprensa rendeu ao jornalista a Comenda Desembargador Hélio Gualberto Vasconcellos, concedida pela Assembleia Legislativa por sua contribuição à história e à memória do Poder Judiciário do Estado.

Após a eleição, Jonas Reis anunciou sua intenção de liderar na Academia um amplo projeto de formação de parcerias com instituições públicas e privadas do Estado, visando a incrementar a contribuição da entidade ao desenvolvimento da cultura capixaba. Segundo informou.

“a ideia é oferecer a essas instituições a oportunidade de agregar um século de cultura à sua história, considerando todo o conhecimento, experiência e credibilidade acumulados pela Academia em seus 104 anos de história como a segunda instituição cultural mais antiga do Espírito Santo”.

Com Jonas Reis vão compor a nova diretoria da Academia: Adriana Pereira Campos, 1ª vice-presidente; Anaximandro Amorim, 2º vice-presidente; Ítalo Campos, 1º secretário; João Gualberto Vasconcellos, 2º secretário; Fabio Daflon, 1º tesoureiro; Marcos André Malta Dantas, 2º tesoureiro, e Rômulo Felippe, diretor de Publicidade. Formarão o Conselho Fiscal da Academia os imortais Adilson Vilaça, Francisco Grijó, Jô Drumond.