Programação especial terá pré-lançamento de álbum da Vale Música Jazz Band e apresentações em Vitória, Vila Velha e Serra, com participação do sanfoneiro Mestrinho e do grupo Os Garotin
Em comemoração aos seus 25 anos de atuação no Espírito Santo, o Projeto Vale Música preparou uma programação especial para o mês de outubro, que inclui o pré-lançamento de um álbum inédito e a realização de três concertos dos grupos de referência do projeto, acompanhados por convidados especiais.
As ações são totalmente gratuitas e têm patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura.
Reconhecida como a mais antiga iniciativa de educação musical da Vale em atividade no Brasil, o Vale Música Espírito Santo é um dos pilares do Programa Vale Música, rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta por projetos musicais do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará, juntamente com as maiores orquestras do país.
“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. Possibilita uma riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês e grandes festivais de música e têm a oportunidade de explorar os diversos diálogos possibilitados pela música de concerto”, afirma o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.
Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho
A série de três concertos comemorativos terá início em 5 de outubro, com o espetáculo “Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho”, às 17h, na Praia da Guarderia, em Vitória. No palco, a orquestra formada por ex-alunos do Projeto Vale Música e por alunos matriculados receberá o cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, que tem forte ligação com a música nordestina e a MPB. Ao todo serão 50 músicos no palco, com faixa etária de 18 a 37 anos.
Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto foi idealizado pela coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, e tem como inspiração o disco “O Grande Encontro”, projeto musical que reuniu os artistas Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para celebrar a riqueza da música nordestina.
Entre as 14 obras selecionadas para o concerto, destacam-se canções como “Coração Bobo” (Alceu Valença), “Chão de Giz” (Zé Ramalho), “Disparada” (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Dona da minha cabeça (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo) e o medley reunindo “Banho de cheiro” (Carlos Fernando) e “Frevo Mulher” (Zé Ramalho).
“A ideia é trazer a essência da nossa música raiz em forma de alegria, amor e muita emoção. Para abrilhantar ainda mais esse encontro, convidamos o Mestrinho, artista que vem se destacando no meio musical por sua sensibilidade e musicalidade baseada em raízes brasileiras”, explica o maestro Lucas Anizio.
Vale Música Jazz Band convida Os Garotin
No dia 15 de outubro, será realizado o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin”, às 19h30, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com regência de Tiago Veloso.
Formado por Léo Guima, Anchietx e Cupertino, o grupo Os Garotin é considerado uma revelação da música brasileira, navegando por diversos ritmos e gêneros musicais como o R&B, soul, MPB e pop. Em 2024, o grupo recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
A seleção musical reunirá um pot-pourri de canções de Ed Motta e Tim Maia, representando a soul music brasileira, além de temas do maestro Nelson Ayres e do trombonista, compositor e produtor capixaba Joabe Reis. Em seguida, a Vale Música Jazz Band e Os Garotin vão interpretar sucessos do grupo carioca, como “Calor do Momento”, “Zero a Cem” e “Queda Livre”.
Para o maestro Tiago Veloso, o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin” vai proporcionar o desenvolvimento dos educandos, na medida em que insere o grupo em um ambiente de criação profissional e colaborativo. “Eles aprendem a adaptar seu estilo musical a um novo repertório, a trabalhar em equipe e a lidar com a dinâmica de uma performance ao vivo com artistas reconhecidos nacionalmente. A oportunidade de dividir o palco com um grupo que está em destaque na música atual oferece um aprendizado prático e uma vivência de palco inestimáveis”, destaca.
Festa Brasileira
Fechando a série de concertos, a Orquestra Jovem Vale Música vai apresentar o espetáculo “Festa Brasileira”, no dia 17 de outubro, às 19h30, no Parque da Cidade, na Serra. Com regência de Ludhymila Bruzzi, o repertório vai demonstrar a diversidade de ritmos brasileiros, com sucessos do samba, pagode, forró, frevo, baião e da black music nacional, em arranjos para orquestra assinados por Calvin Sucena, Danilo Aguiar e Fabio Diamante.
Para esta apresentação, a Orquestra Jovem Vale Música vai contar com a participação de 27 integrantes de 12 a 25 anos de idade, em instrumentos de cordas, percussão e sopros.
A maestra Ludhymila Bruzzi conta que a proposta do concerto é celebrar o aniversário de 25 anos do Vale Música no Espírito Santo, reunindo grandes sucessos da cultura popular em arranjos sinfônicos. “O programa valoriza ritmos brasileiros como o samba, pagode, axé e frevo, traduzindo para a linguagem orquestral músicas que fazem parte da memória afetiva e coletiva do povo, em uma grande festa musical, por isso o nome Festa Brasileira”, explica Ludhymila.
Tinta Fresca
Para coroar a programação de 25 anos do Vale Música, a partir de 5 de outubro o público poderá conferir uma prévia do álbum “Tinta Fresca”, gravado pela Vale Música Jazz Band, por meio de uma parceria com o Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Com regência dos maestros Eduardo Lucas e Tiago Veloso, o lançamento reunirá obras inéditas de compositores capixabas que transitam com desenvoltura pelo universo do jazz.
Entre as músicas que serão disponibilizadas no site https://projetotintafresca.my.canva.site/ estão “Alma de gato”, de Célio Paula; “De manhã”, de Roger Rocha; “Havana café”, de Alexand re Borges; “Overture”, de Everson Salazar; e “Primeira dose”, de Joabe Reis. “O objetivo do projeto é valorizar e promover o reconhecimento dos talentosos compositores capixabas. As gravações buscam proporcionar uma experiência única de apreciação da criatividade musical local”, afirma o maestro Tiago Veloso.
Concertos Vale Música – 25 anos:
- Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho
Regência: Lucas Anizio
Data: 05/10/2025 (domingo)
Horário: 17h
Local: Praia da Guarderia (Vitória) - Vale Música Jazz Band convida Os Garotin
Regência: Tiago Veloso
Data: 15/10/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Parque Cultural Casa do Governador (R. Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha – ES, 29.101-040) - Orquestra Jovem Vale Música – Concerto “Festa Brasileira”
Regência: Ludhymila Bruzzi
Data: 17/10/2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Parque da Cidade Serra (R. Anchieta, Serra – ES, 29.164-120) - Pré-lançamento do álbum “Tinta Fresca” na Web
Vale Música Jazz Band
Regência: Eduardo Lucas e Tiago Veloso
Data: 05 de outubro
Com as canções: “Alma de gato”, de Célio Paula; “De manhã”, de Roger Rocha; “Havana café”, de Alexandre Borges; “Overture”, de Everson Salazar; e “Primeira dose”, de Joabe Reis
Onde ouvir: https://projetotintafresca.my.canva.site/
Sobre o instituto cultural Vale:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
Sobre o prrograma Vale Música:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o projeto Vale Música ES:
Iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 350 beneficiários, de 07 a 29 anos, nos núcleos de Cidade Continental, em Serra, e no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresent am em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.