Competição, que está em sua 3° edição, reúne aldeias tupinikim e guarani em celebração ao esporte, à cultura e à ancestralidade
No início de agosto, na aldeia Irajá, começou a edição 2025 do Campeonato Indígena de Futebol Amador de Aracruz (ES). Com oito equipes representando aldeias tupinikim e guarani do município, a competição se encerrará em 27 de setembro, data da grande final e festa de encerramento. A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, é uma das patrocinadoras do evento, demonstrando mais uma vez a sua atuação em prol do desenvolvimento cultura de povos indígenas no Espírito Santo.
Organizado pela Associação Esportiva Tupinikim (AESTI), o campeonato já se consolidou como uma referência esportiva e cultural entre os povos indígenas da região. As edições de 2023 e 2024 foram marcadas por alto nível técnico, valorização das tradições e ampla participação das comunidades locais. Para Vilson Jaguareté, vereador e líder da comunidade indígena no município, o evento vai além do futebol: “É com imensa alegria que vejo o fortalecimento dessa iniciativa, que já se tornou uma tradição em nosso território. O futebol é profundamente amado e praticado por nossos jovens, e o campeonato é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelas comunidades. Nos anos anteriores já foi sucesso por ser um reencontro entre nossos povos, um espaço de união, alegria e afirmação cultural. A presença de parceiros, como a Suzano, mostra que é possível construir laços de respeito com quem vive nas aldeias, ajudando a transformar a realidade local com diálogo e valorização dos povos originários”.
Nesta edição, os jogos acontecem sempre aos sábados, com partidas realizadas em diferentes aldeias, a fim também de promover o fortalecimento do etnoturismo e da convivência entre indígenas e não indígenas, segundo a AESTI.
“Para a Suzano, apoiar causas dos povos indígenas é sempre uma forma de demonstrar que valorizamos suas práticas sociais, culturais e esportivas. Nós acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de união, inclusão e desenvolvimento. Estamos felizes em caminhar junto com as aldeias em mais uma edição do Campeonato de Futebol Amador”, afirma Gerson Peixoto, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
Participam do torneio times das aldeias Areal, Irajá, Caieiras Velha (duas equipes), Boa Esperança, Pau Brasil, Córrego do Ouro e Comboios. Os jogos da primeira fase seguem até o fim de agosto, seguidos pelas semifinais e a final em setembro. Os vencedores receberão troféus e medalhas, além de prêmios para o artilheiro e o melhor goleiro da competição. Quem quiser acompanhar os resultados, fotos e atualizações da competição pode seguir o perfil oficial da Associação Esportiva Tupinikim no Instagram: @aestitupinikim.