Pular para o conteúdo
24h Notícias - Blog - O campeão voltou na Copa Touro Moreno

O campeão voltou na Copa Touro Moreno

Yamaguchi Falcão vence a grande luta da noite, após voltar aos ringues em noite de homenagem ao seu pai, Touro Moreno.

A Copa Touro Moreno, realizada na Matrix Music Hall pela Associação de Boxe, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Esportes, para homenagem ao lendário treinador e boxeador capixaba Touro Moreno, que aniversaria dia 13 de julho, e treinou medalhistas olímpicos como Yamaguchi Falcão e Esquiva Falcão, além de formar várias gerações do boxe capixaba.

Com presença de autoridades do Estado, como o Governador Renato Casagrande, Secretário de Esporte do Espírito Santo, José Carlos Nunes, o evento tem grandes chances de entrar no calendário oficial do Estado. Além de autoridades, a presença do ícone do boxe brasileiro, Popó (Acelino Freitas), que foi muito tietado pelo público, participou da homenagem ao Touro Moreno e viu de perto o retorno triunfal do campeão olímpico Yamaguchi Falcão aos ringues com sua vitória.

Casagrande foi homenageado pela Associação de Box do Espírito Santo, por apoiar o evento.

Antes do evento começar, o governador afirma a importância do esporte

“o Estado vê o Esporte como política pública, o esporte traz o caminho certo para as pessoas”.

Com casa cheia, o público presente conferiu lutas com atletas de primeira linha, tanto no amador quanto no profissional, e foi marcada por emoção, técnica e muita garra.

Resultado da luta da Copa Touro Moreno

Amadoras
  1. Vitor Hugo (Nunes Tem) x Davi Bettcher (R- Boxe) 57 kg – VITOR HUGO VENCEDOR
  2. Gabriel Silva (Antônio Boxe Tem) x Henrique Quebra Ossos (Monkilla Team) 65 kg – HENRIQUE VENCEDOR
  3. Quemoel Borges (R-BOXE VV) x Gutierrez Gomes (R-BOXE Vix) 75 kg – QUEMOEL VENCEDOR
Profissionais
  1. 1 – Anderson dos Santos (BA) x Pablo Maia Suricato (ES) 63,5kg
    4 rounds de 3×1 – SURICATO VENCEDOR
  2. Wellington dos Santos (BA) x Ronald Ribeiro (ES) 57,200 kg
    4 rounds de 3 x 1 – RONALD VENCEDOR
  3. Alexandre Tyson (RJ) x Luciano Falcão (ES) 90,700 kg
    8 rounds de 3 x 1- LUCIANO FALCÃO VENCEDOR
  4. Sergio Dantas (BA) x Yamaguchi Falcão (ES) 82 kg Peso combinado – YAMAGUCHI VENCEDOR

Yamaguchi em sua apresentação antes da luta:

“É uma grande honra poder competir nesse momento especial, no dia do aniversário dele, representando o Touro Moreno e a minha família, e vocês vão ver o Yamaguchi na melhor forma, obrigado por terem vindo” – declarou antes de sua vitória.

E após a vitória, Yamaguchi define esta luta como um grande recomeço de sua vitoriosa carreira:

“É uma vitória muito importante pra mim e pra minha família, é como um recomeço. E em uma noite de homenagem para meu pai, é mais especial ainda. Ele nunca teve uma homenagem na vida, no esporte.”

Touro Moreno muito feliz, ao microfone, para todo público, compartilhou sua emoção:

“Muita felicidade estar aqui. É um dos melhores aniversários da minha vida” – que ainda ganhou bolo e parabéns, no ringue, antes da luta principal da noite, que Yamaguchi Falcão encarou Sérgio Dantas em um duelo eletrizante, cheio de bons momentos e muita trocação no ringue.

Ronaldo Ribeiro, Presidente da Associação de Box do Espírito Santo, feliz da vida com o sucesso da Copa Touro Moreno:

“Estou muito feliz, pois depois de tanto trabalho, conseguimos realizar após de 15 anos, a Copa Touro Moreno, foi um espetáculo, só com lutas eletrizantes, fechando com chave de ouro com chave de ouro, com a vitória do Yamaguchi Falcão que está de volta aos ringues”.

E além da conquista de realizar a Copa Touro Moreno, Ronaldo Ribeiro viu seu flho Ronald Ribeiro, em sua primeira luta profissional, ganhar, contra o baiano Wellinton dos Santos.

Popó fala sobre a importância do esporte e medalhistas olímpicos:

Aqui neste Estado tem dois medalhistas olímpicos, prata e bronze, e precisa de reconhecimento. A gente vê o Yamaguchi hoje, trabalhando de Uber, não é que seja ruim, não é que seja normal, mas o Estado tem que ajudar porque ele é o nosso campeão, nosso medalhista, (e foi bem aplaudido), e pelo fato dele dirigir uber, ele não é melhor e nem pior que ninguém, ele está trabalhando honestamente, mas o Estado deveria incentivar (para ter tempo de treinar), pois quando ele ganha medalha, ele representa o Brasil e o Estado.

Quem também marcou presença na importante noite, foi o neto de Touro Moreno, o capixaba Yuri Falcão, de 22 anos, sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, atleta da seleção brasileira de boxe e levou a linda medalha de ouro, que ganhou no Cazaquistão, da World Boing Cup Finals. A além desse ouro, o boxeador já havia conquistado a medalha de ouro da categoria até 65 kg na etapa brasileira da Copa do Mundo de Boxe, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, em abril. Em 2023, Yuri foi medalhista de bronze no Pan-americano de Santiago, no Chile e faz parte da seleção brasileira permanente. Ele busca uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Sobre a homenagem ao avô:

“ Meu avó é o que sustenta nossa família, basta uma palavra dele que tudo fica bem.

E a alegria do tio Yamaguchi voltar aos ringues:

“Ver meu tio lutando de pertinho aqui no Brasil é de muita alegria”.

A Associação de Boxe do Espírito Santo transmitiu o evento ao vivo que teve a entrada para o evento gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação destinada a entidades assistenciais locais, assim um público ainda maior acompanhou essa celebração da tradição e do talento do boxe brasileiro.

Para assistir o retorno triunfal do campeão olímpico Yamaguchi Falcão aos ringues.

Este evento é um tributo ao legado do Touro Moreno — treinador dos medalhistas olímpicos Yamaguchi e Esquiva Falcão — e reforça a importância da promoção do esporte e da solidariedade na comunidade capixaba

“A lenda que inspira a Copa Touro Moreno”

Antes de existirem os medalhistas olímpicos Yamaguchi e Esquiva Falcão, existia um garoto interiorano chamado Adegard Câmara Florentino. Nos ringues da década de 60, sua força bruta ganhou um apelido que atravessaria gerações: Touro Moreno.

Nascido em Resplendor–MG (1938), ele migrou cedo para o Espírito Santo e construiu uma carreira de mais de 400 lutas no boxe e no vale-tudo, chegando a empatar com o lendário Waldemar Santana.

Mas seu maior título nasceu no quintal de casa, onde improvisou um ringue entre árvores de banana e pneus velhos. Ali, treinou nada menos que 18 filhos, incluindo Yamaguchi (bronze em Londres-2012) e Esquiva (prata na mesma edição), que levaram a bandeira capixaba ao topo do boxe mundial.

A Copa Touro Moreno é, portanto, mais que um evento

É um tributo ao homem que fez da luta um ato de amor — à família, ao esporte e ao Espírito Santo. No dia 12 de julho, quando Yamaguchi subir ao ringue em sua terra natal, cada golpe ecoará a mesma mensagem que o “Touro” gritou ao longo da vida: “Nunca abaixe a guarda para os seus sonhos.”

A Coluna Toque de Classe tem o patrocínio de: