O Cine.Ema, Festival Nacional de Cinema Ambiental, chega a sua 7ª edição, com atuação nos municípios do interior do estado do Espírito Santo, com foco na educação ambiental e com o objetivo de fomentar a sensibilização de professores e estudantes sobre as relações sustentáveis com o meio ambiente, por meio de atividades pedagógicas, que utilizam o cinema como ferramenta para produção criativa e produção de narrativas sobre a natureza local dos territórios envolvidos.
O Festival irá oferecer, até o mês de setembro, oficinas e concursos para as escolas, com premiações nas áreas de fotografia, vídeo e produção textual. Desta forma, estudantes, professores e escolas podem participar nas categorias de fotografia, vídeo e texto criativo por equipe. Suas inscrições estarão abertas até o dia 17 de setembro às escolas das Rede Municipal e Estadual de Aracruz. Click para ter acesso ao regulamento e se inscrever.
Serão oferecidas premiações para trabalhos produzidos por estudantes, bem como para professores e escolas mais participativas. Serão selecionadas fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto e textos livres que abordem meio ambiente e agreguem ao tema “O que a natureza nos ensina”, pensado a partir da temática desta 7ª edição – A natureza é a nossa escola.
Qual ensino pode se inscrever
Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas, municipais e estaduais. O objetivo da ação é conectar pessoas às questões ambientais, buscando despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes, que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor, a partir do uso de ferramentas comuns como celular, tablet, entre outros. O importante é dar asas à imaginação e criatividade.
O festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltada às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed), Caju Produções e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal, além das empresas Decolores, Imetame e do Grupo Águia Branca, em parceria com a Reserva Águia Branca.
Escolha uma categoria e participe
Concurso de vídeo
Serão selecionados vídeos produzidos em qualquer formato ou resolução, feitos preferencialmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou outros aparelhos, como webcam. Qualquer narrativa será aceita, seja em linguagem de documentário, ficção, experimentações, dentre outras. A ideia é refletir os ambientes naturais do lugar onde se vive, os significado e como eles te afetam.
Premiações:
1º Celular + Fone bluetooth;
2º Tablet;
3º Relógio Smartwatch.
Concurso de Fotografia
As fotografias serão julgadas por sua originalidade, composição, impacto e mérito artístico. No ato da inscrição, o candidato deverá descrever como sua fotografia dialoga com o tema “O que a natureza nos ensina”, podendo pensar sobre as paisagens locais, suas potencialidades e fragilidades diante das relações de preservação ou de degradação.
Premiações:
1º Celular + Fone bluetooth;
2º Tablet;
3º Relógio Smartwatch.
Concurso de textos criativos
Serão selecionados textos criativos (em formato de crônica, conto, poesia, texto argumentativo ou opinativo) que relacione o tema: “Quais lendas e histórias ancestrais sobre o meio ambiente do lugar onde você vive, poderiam ser contadas de forma escrita?”
Premiações:
1º Celular + Fone bluetooth;
2º Tablet;
3º Relógio Smartwatch.
Escolas mais participativas que consigam promover o maior número de inscrições
Premiações:
1º TV 55 Polegadas;
2º Gopro;
3º SoundBar.
Professores (as) que mais forem indicados (as) como orientadores (as) das inscrições dos projetos participantes no concurso
Premiações:
1º Celular + Fone bluetooth;
2º Tablet;
3º Kindle.
Mostra de cinema
A 7ª edição do festival contará, ainda, com a realização da mostra competitiva Cine.Ema, que envolve R$ 4 mil em prêmios distribuídos entre 1º, 2º e 3º colocados, e a mostra infantil Cine.Eminha, voltada ao público de 8 a 13 anos. Ambas acontecerão de forma online, entre outubro e novembro de 2021, por meio de uma plataforma on demand buscando atingir o público de todo o Brasil.
O Cine.Ema
Criado em 2015 no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, o Cine.Ema promove experiências educativas, recreativas, democráticas, integrativas e culturais atuando na sensibilização ambiental e na preservação de recursos naturais por meio da cultura. Dentre suas principais atividades, estão mostras audiovisuais, seminários ambientais, oficinas, entre outros, voltados principalmente para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros. Na Mostra Cine.Eminha, além dos filmes voltados ao público infantil, são realizadas também oficinas, teatro de fantoches e shows.
O nome curioso, “Cine. Ema”, homenageia a Pedra da Ema, símbolo de Burarama. A rocha tem uma cavidade que, ao ser atingida pelo sol, projeta uma sombra no desenho do pássaro. Esse jogo de luzes se aproxima da linguagem do cinema.