Evento contou com percurso de 5,6 km, além de diversos serviços no Parque da Cidade
Uma manhã em que os grandes vencedores foram o esporte, a saúde e o bem-estar e a solidariedade. Assim foi a 1ª Corrida da Saúde Capixaba que movimentou a Serra, neste domingo (3). O evento reuniu mais de 3 mil pessoas, segundo a Guarda Civil Municipal da Serra. O percurso de 5,6 quilômetros, com partida e chegada no Parque da Cidade. E não só os atletas puderam aproveitar: a Prefeitura da Serra ofereceu vários serviços de saúde, cidadania e lazer para toda família como aferição de pressão arterial, vacinação, adoção animal, cadastro único e muitos outros.
Os participantes podem conferir seus resultados na corrida pelo site https://www.chiptiming.com.br/resultados
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, com realização da Oficina do Esporte. A proposta vai além da competição: é um convite à prática de atividade física e à conscientização coletiva sobre hábitos saudáveis e responsabilidade social. O evento reuniru atletas amadores e experientes, a partir dos 15 anos, e contou também com categorias para pessoas com deficiência (PCD), nas modalidades masculina e feminina.
O prefeito Weverson Meireles parabenizou os participantes da corrida e enfatizou a importância do esporte e da atividade física para a saúde do corpo e da mente.
“O que nós estamos fazendo aqui não é só esperar o momento de tratar uma doença, nós estamos promovendo saúde. É dando a oportunidade para que nós possamos juntos dar um ‘chega para lá’ na depressão, jogar para longe a ansiedade e de fato promover a saúde física e mental na nossa cidade”, afirmou.
O Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, elogiou a parceria com o município que, desde o início, abraçou a proposta.
“Quando nós pensamos nesse evento, o prefeito Weverson Meireles abraçou a ideia na hora, porque nós comungamos do mesmo pensamento. Saúde não é tratar as pessoas no hospital, saúde é fazer o que nós estamos fazendo aqui hoje. É trabalhar a prevenção, porque o esporte é o caminho para curar as doenças e para prevenir os problemas físicos e mentais. E esse clima das corridas de rua é muito especial. Quero agradecer a todo mundo que participou da organização desse evento”, disse.
Atividades
A manhã começou com os professores do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) conduzindo o aquecimento dos atletas antes da prova. Depois, o palco foi espaço para atividades como aulas de dança e a apresentação do programa Balé do Parque e do Corpo Musical da Guarda Civil Municipal. A criançada também contou com atividades recreativas em várias áreas do Parque, inclusive com a tenda de pintura dos Serra Goods, livros de pintar com as paisagens da Serra que fizeram grande sucesso desde seu lançamento na Feira dos Municípios.
Competição
Primeiro colocado no geral masculino com o tempo de 18 minutos e 27 segundos, Luiz Paulo Pereira da Silva contou que começou a correr para cuidar da saúde e ajudar na luta contra o alcoolismo. Ele disse que pretende focar em meias-maratonas.
“Fiquei feliz pelo resultado, mas mais feliz pelo que a corrida trouxe para a minha vida. O hábito de treinar e cuidar da saúde”, disse.
Isabella Almeida venceu a categoria geral feminina, com o tempo de 21m53, e conta que esse foi seu melhor resultado. Ela corre há um ano e considerou a prova desafiadora.
“O percurso foi interessante, com duas subidas. A organização também está de parabéns”, disse.
Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo máximo de 1h30 receberam medalhas de participação. Os cinco primeiros colocados em cada categoria (geral masculina, feminina e PCD) foram premiados com troféus. A prova foi realizada conforme as regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde pública, a valorização de espaços urbanos de lazer e o estímulo à integração da comunidade por meio do esporte.