O Sul-Americano de Jiu-Jitsu Profissional, realizado pela X-Combat no ginásio do Tancredão, foi um grande sucesso no dia 16 de novembro, reunindo mais de 80 equipes e cerca de 900 atletas, provenientes de diversas regiões do Brasil e até do exterior.
A competição, que contou com a presença de atletas de todas as idades e categorias, distribuiu cinturões aos campeões absolutos, além de premiar as equipes campeãs com troféus e dinheiro.
Um dos grandes destaques do evento foi o atleta Fledis Oliveira Gonçalves, do Projeto Social Checkmat, que se consagrou campeão na categoria Sênior 1 Peso Pesado Faixa Marrom No Gi (sem kimono).
Ele venceu o lutador Itayr Janderson Moreira e levou a medalha de ouro. Fledis compartilhou um relato emocionante sobre sua superação pessoal para conquistar esse título. Ele explicou que sofreu um acidente de moto, o que lesionou significativamente sua mão direita, impedindo-o de treinar por 15 dias. Mesmo com os dedos ainda não totalmente recuperados, ele conseguiu retomar os treinos com o No Gi, já que não conseguia realizar a pegada com o kimono.
Fledis ressaltou que eventos como o Sul-Americano no Espírito Santo são fundamentais para dar mais visibilidade à categoria de Jiu-Jitsu e reforçou a importância do trabalho realizado pela organização do evento para o crescimento e fortalecimento do esporte na região.